Segunda, 27 de Agosto de 2018 - 11h21
Produtores de leite pedem revisão de Instrução Normativa
Setor propõe criação do limite de contagem bacteriana total do leite (CBT) e o transvase
DATAGRO
Durante debate realizado na Câmara Setorial de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representantes da cadeia produtiva solicitaram alterações sobre as normas de regulamentação e qualidade do produto no Brasil.
A principal reivindicação foi a revisão da Instrução Normativa 51/2002 que regulamenta a produção e a qualidade do leite no Brasil.
Segundo o presidente da Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim, a câmara solicitou alterações na IN que não foram atendidas nessa consulta pública, e por isso, as entidades representativas do setor enviaram ofício ao Ministro Blairo Maggi solicitando que o grupo técnico responsável pela revisão da instrução normativa fosse à câmara setorial para esclarecer a questão.
De acordo com Alvim, entre as propostas enviadas pela Câmara estão o limite de contagem bacteriana total do leite (CBT) e o transvase, questões que preocupam a indústria de lácteos.
“Atualmente o leite é coletado na propriedade e transferido para um silo quando chega à indústria. O Ministério estipulou nessa reforma que a CBT desse silo seja de 900 mil unidades formadoras de colônias por mililitro e a indústria acha que isso é muito pouco, porque esse leite não sai de uma propriedade e vai direito para o silo, são diversos processos até chegar lá”, explicou.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/laticinios/2018/08/27/produtores-de-leite-pedem-revisao-de-instrucao-normativa.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176