Quarta, 26 de Dezembro de 2018 - 08h50
Governo adota novo sistema de inspeção em frigoríficos
A partir de agora, contratação de funcionários das empresas será feita por empresa credenciada pelo ministério
DATAGRO
O presidente da República, Michel Temer, assinou na última sexta (21), o Decreto 9.621, modificando o artigo 73 do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Rispoa), seguindo modelo semelhante ao utilizado pela União Europeia. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com o novo decreto, cerca de 13 mil funcionários que trabalham nas linhas de produção dos frigoríficos auxiliando a inspeção, não serão mais pagos pelas empresas. A partir da regulamentação do decreto, a contração desses funcionários será feita por meio de empresa credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O Decreto altera regra que vigorava durante mais de 100 anos de inspeção.
Além da mudança na forma de contratação, o ministério informou que vem elaborando junto com a Embrapa novas mudanças para auxiliar a inspeção, com a implantação de câmeras que avaliam aspectos como coloração e forma da carcaça – trabalho hoje feito apenas por esses auxiliares da inspeção de forma manual. As carcaças que apresentam alterações são descartadas. O sistema promoverá um mais eficiente e seguro para auxiliar os AFFAs médicos veterinários oficiais no sistema de inspeção de carnes.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/frigorificos/2018/12/26/governo-adota-novo-sistema-de-inspecao-em-frigorificos.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176