Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 20 de Abril de 2018 - 08h23

Maggi reafirma que Brasil vai à OMC contra barreiras impostas pela UE

Segundo ministro da agricultura, setor de carne está sendo penalizado

DATAGRO

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi. reafirmou que o Brasil vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o deslistamento de frigoríficos brasileiros exportadores de aves à União Europeia. 

“Informei a forma como somos tratados dentro das cotas de exportação. Nossa reclamação é que a Comunidade Europeia diz que é uma questão de saúde, mas se o Brasil pagar uma tarifa de 1.024 euros por tonelada e mandar tudo como carne in natura, entra sem nenhum problema. Então não é uma questão de saúde. E é isso que nós vamos reclamar na OMC”, disse o ministro.

De acordo com o ministério, pagando a tarifa extra-cota, as exigências sanitárias quanto a salmonellas são reduzidas de 2600 tipos da bactéria para dois.

O painel na OMC, segundo o ministro, servirá para discutir as cotas. “Estamos sendo penalizados. Há uma proteção de mercado que a gente não quer mais aceitar. Vamos brigar pelo espaço conforme o mercado mundial preconiza, que deve ser livre entre os países”. Disse ainda ter a certeza de que “estamos corretos nesse pleito e que a Comunidade Europeia está errada. Podemos reparar isso e receber um tratamento conforme o Brasil precisa”.

O impacto da decisão da UE deve ser grande e terá que ser substituído , afirmou. Mas, Maggi lembrou que os estabelecimentos afetados vendem também para o mercado interno, mercados da Ásia, no México, em vários lugares do mundo.

Link

Compartilhar