Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 15 de Janeiro de 2018 - 12h25

Carne bovina: Embarques do MT crescem 30% em 2017

De acordo com a Acrimat, resultado foi o melhor dos últimos três anos

DATAGRO

Mato Grosso encerrou 2017 com o melhor resultado em exportação de carne bovina dos últimos três anos. Dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), compilados pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), indicam o envio de 266 mil toneladas de carne bovina in natura, o que movimentou o equivalente a US$ 1,155 bilhão ao longo do ano passado. 

O montante representa aumento de 30% na comparação com 2016, quando o faturamento do setor com exportações foi de US$ 888,45 milhões. O presidente da associação, Marco Túlio Duarte Soares, explica que a carne mato-grossense tem ampliado o mercado externo e isso decorre dos investimentos feitos pelos produtores em qualidade. “Temos carne de qualidade, volume para ampliar a produção e capacidade para atender mais mercados”, afirma o dirigente. 

A participação mato-grossense no total nacional também aumentou em 2017 e atingiu 22% do total, dois pontos percentuais a mais do que no ano anterior. Com isso, Mato Grosso ultrapassou São Paulo nas exportações.

Cinco unidades frigoríficas com certificação do Sistema de Inspeção Federal (SIF) foram abertas ou reabertas em Mato Grosso no ano passado. Com isso, a capacidade de abate no Estado atingiu 27 mil animais por dia. Foram reabertas unidades nos municípios de Nova Xavantina, Mirassol do Oeste, São José dos Quatro Marcos, Barra do Bugres e Várzea Grandes. “Além das plantas reativadas, já temos a confirmação de reabertura de frigoríficos em mais três municípios, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Juruena. Com isso, o setor ganha em diversificação e competitividade”, diz o presidente do Sindicato da Indústria Frigorífica de Mato Grosso (Sindifrigo), Jovenino Borges. 

Link

Compartilhar