Sexta, 26 de Abril de 2013 - 20h22
Associação contesta exames holandeses após embargo de carne por presença de bactéria
A Abiec informa que as cargas interceptadas não serão necessariamente devolvidas e passarão por análises mais aprofundadas na Holanda.
Agência Brasil
Mariana Branco*
A Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec) contestou, em nota, a validade dos exames holandeses que ocasionaram o bloqueio de duas cargas de carne brasileira no Porto de Roterdam, na Holanda após exames detectarem a presença da bactéria Escherichia coli. A Abiec informa que as cargas interceptadas não serão necessariamente devolvidas e passarão por análises mais aprofundadas na Holanda.
A nota da Abiec informou que a Holanda mudou sua metodologia e ampliou o escopo das análises relativas à Escherichia coli após um grave surto ocorrido na Europa no ano passado, em que mortes e problemas de saúde foram registrados pelo consumo de verduras contaminadas pela bactéria. A associação contesta a validade dos exames holandeses e diz que a nova metodologia "não é harmonizada entre os países da União [Europeia] e não tem bases científicas sólidas".
O bloqueio foi notificado no Sistema de Alerta Rápido para Alimentos da União Europeia (Rasff). Segundo as autoridades holandesa, as variantes da Escherichia coli encontradas não são altamente patogênicas, mas obrigam a interditar a comercialização dos carregamentos, que somam 35 toneladas. Anteriormente, dois outros carregamentos do Brasil haviam sido interceptados, em 19 de fevereiro e 10 de abril deste ano pela presença da mesma bactéria.
Procurado pela Agência Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não foi oficialmente informado do bloqueio, e que só se manifestará após ser formalmente comunicado.
* Com informações da Agência Lusa
Edição: Fábio Massalli
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/frigorificos/2013/04/26/associacao-contesta-exames-holandeses-apos-embargo-de-carne-por-presenca-de-bacteria.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176