Sexta, 06 de Novembro de 2020 - 09h43
Segmentos da indústria de base florestal revertem impactos causados pela pandemia
Retomada da atividade econômica e força das exportações foram os principais motivos para retomada, destaca estudo
DATAGRO
Os efeitos negativos causados pela pandemia da Covid-19 foram, em grande parte, revertidos pelos segmentos que compõe a indústria de base florestal. Esta é principal conclusão da edição do terceiro trimestre de 2020 do boletim trimestral publicado pela Pöyry.
"A retomada da atividade econômica, puxada principalmente pela construção civil e a força das exportações, graças à desvalorização do real, foram os grandes motores desta virada", explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil.
Com o aumento da demanda, houve valorização dos preços da madeira grossa de pinus em todos os estados analisados - São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já os preços da madeira fina oscilaram entre a estabilidade e a valorização.
O mercado de madeira de eucalipto foi impactado por fatores locais, como as oscilações na demanda - entre queda e crescimento -, a redução de custos de colheita e o aumento dos custos de frete, que influenciaram os preços de maneira heterogênea nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
:: Índice Nacional de Custo da Atividade Florestal (INCAF)
O Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal (INCAF) registou alta de 1,1% no terceiro trimestre de 2020. No período, a inflação, medida pelo IPCA foi de 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o INCAF registra alta de 1,8%, em comparação a 3,1% da inflação.
"No terceiro trimestre, a alta do INCAF se deve, principalmente, ao aumento dos custos com combustíveis. Nos últimos 12 meses, os aumentos dos custos com mão de obra e taxa de câmbio têm sido parcialmente compensados por outros fatores, tais quais as quedas do preço de importação dos fertilizantes, do preço do óleo diesel e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP)", explica Duly.
Ele acrescenta que, no curto prazo, a evolução do INCAF nem sempre repercute nos preços de madeira pagos pelas indústrias, que dependem muito mais do balanço entre a oferta e a demanda, ou de alguns fatores exógenos, como o dinamismo do mercado de construção americano. "Ainda assim, é um importante termômetro, que possibilita avaliar a rentabilidade dos produtores de madeira", conclui.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/agroflorestal/2020/11/06/segmentos-da-industria-de-base-florestal-revertem-impactos-causados-pela-pandemia.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176