Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 17 de Fevereiro de 2017 - 16h42

MT apresenta plano contra desmatamento ilegal

Desflorestamento aumentou na região Noroeste do Estado, que mantém 60% de área protegida

DATAGRO

O governo do Mato Grosso apresentou nesta quinta-feira (16) ao ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, um plano de combate ao desmatamento ilegal no Estado.

No encontro, o governador Pedro Taques destacou que Mato Grosso reduziu em quase 90% o desmatamento entre os anos de 2004 e 2014. Segundo ele, isso representa 1.9 gigatoneladas de emissão de gás carbônico. “Mato Grosso tem preservado 60% de suas áreas, com Unidades de Conservação (UC), áreas indígenas e de Preservação Permanente (APP)”, disse.

O governador, no entanto, ressaltou que o desmatamento ilegal aumentou na região Noroeste de Mato Grosso, mas que o governo atua para impedir esse crescimento.

Por sua vez, o ministro Sarney Filho afirmou que o aumento do desmatamento registrado em um primeiro momento em Mato Grosso pode ter relação com a falta de fiscalização também do órgão federal, tendo em vista a crise política no governo e a falta de recursos por conta da crise econômica nacional. Outro fator levado em conta, pontuou o ministro, foi o Novo Código Florestal, que muitas pessoas interpretaram como uma anistia ao desmatamento.

Link

Compartilhar