Segunda, 10 de Novembro de 2014 - 11h10
Projeto garante lucro sete vezes maior com o cultivo de duas florestas
Produtor poderá obter lucros em curto, médio e longo prazos
Sistema Famasul
Uma área, duas florestas e alta rentabilidade. Essa a definição para o Dual Forest, projeto que propõe ao produtor rural cultivar eucalipto e madeira nobre na mesma propriedade e obter um ganho sete vezes maior que na produção convencional. É o que garante o empresário e um dos idealizadores do projeto, Everton Regatieri.
De acordo com Regatieri, a proposta de unificar dentro da mesma propriedade duas espécies de florestas - o eucalipto para energia e o mogno africano para madeira nobre - nasceu da necessidade do mercado e principalmente de produtores rurais. “A vantagem da floresta mista é que o produtor consegue visualizar custos e ganhos em um mesmo projeto a curto, médio e longo prazos”, explica Everton.
Enquanto o cultivo de madeira nobre rende maiores lucros, mas precisa de 15 a 18 anos para iniciar o corte, o eucalipto garante receita em um período menor, mas exige área extensa de plantio o que aumenta o custo com o cultivo. Por isso, associar as duas espécies é uma alternativa viável já que eleva em apenas 20% o custo médio de produção e faz com que a curto e médio prazos o produtor quite suas dívidas com o plantio.
O projeto também pretende ter uma base florestal de 4 a 5 mil hectares de floresta mista para os próximos cinco anos no em Mato Grosso do Sul.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/agroflorestal/2014/11/10/projeto-garante-lucro-sete-vezes-maior-com-o-cultivo-de-duas-florestas.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176