Começa este mês o Período Proibitivo de Queimadas em MT
Produtores rurais precisam traçar planos estratégicos, como a construção e manutenção de aceiros
Redação UAGRO
O período proibitivo de queimadas iniciará dia 15 de julho, em Mato Grosso. Isto significa que os próximos 60 dias, o uso do fogo para limpeza e manejo de pastagem estará proibido.
O tempo seco favorece a queimada e os incêndios florestais. Os danos causados pelos incêndios vão de destruição de árvores em fase de crescimento até a saúde do solo.
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso – Aprosoja (MT) - informa que a melhor forma de prevenção é através da construção e manutenção de aceiros. Os aceiros são utilizados como forma de prevenção do surgimento ou alastramento de focos de fogo.
Segundo a assessora de comunicação da Aprosoja MT, Thielli Bairros, o período não é específico para produtores rurais de milho e soja. “Todos as culturas estão proibidas de realizar queimadas. Além disso, os pecuaristas também precisam ter precauções e cuidados nessa época”, explica Thielli.
O valor da multa para quem descumprir a norma do período proibitivo de queimada, estabelecido na Política Florestal de Mato Grosso, instituída pela Lei Complementar 233/2005 (Cap. II, artigo 10, § 2º) poderá chegar até R$ 1, 5 mil por hectare de acordo com a área atingida. O não cumprimento da normativa pode ser considerado crime ambiental.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/agroflorestal/2014/07/03/comeca-este-mes-o-periodo-proibitivo-de-queimadas-em-mt.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176