Terça, 18 de Junho de 2013 - 18h19
Técnica ajuda a evitar a destruição de seringais cultivados na Amazônia
Embrapa desenvolveu plantas melhoradas geneticamente. Elas são resistentes a um fungo que provoca doença “mal das folhas”
G1
A doença é provocada por um fungo, que ataca as folhas justamente na época em que a árvore está renovando a copa e impede o desenvolvimento da seringueira.
Ao longo de 30 anos, a Embrapa vem desenvolvendo soluções para enfrentar o problema e agora acredita que tenha chegado a uma técnica que garante a sanidade e a produtividade do plantio de seringais na Amazônia.
No processo, a árvore recebe dois enxertos. Em uma árvore que é resultado do trabalho, embaixo, no cavalo, observa-se uma seringueira nativa. No tronco uma variedade selecionada, que a Embrapa já comprovou ser produtiva e com látex de boa qualidade, e ainda uma terceira planta, cruzamento de variedades que dão resistência à copa.
No campus da Embrapa no Amazonas, árvores plantadas há 14 anos continuam saudáveis e produzindo. A copa verde contrasta com outras seringueiras que não receberam o enxerto e estão secas.
O ano passado, o Amazonas produziu cerca de 800 toneladas de borracha, que foram insuficientes para abastecer o estado.
O Brasil também precisa importar ainda látex de países da Ásia. De acordo com a Embrapa, o país importa, por ano, R$ 3 bilhões em borracha.
As novas plantas serão testadas em mais oito regiões da Amazônia para ter certeza que em todas as áreas, o resultado da pesquisa se repete.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/agroflorestal/2013/06/18/tecnica-ajuda-a-evitar-a-destruicao-de-seringais-cultivados-na-amazonia.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176