Domingo, 19 de Agosto de 2012 - 22h05
Governador do MS e empresários portugueses viabilizam polo-industrial para exploração de Pinus
Empresa fará investimento de R$ 132 milhões e deve gerar cerca de 3 mil empregos
ASCOM
O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, recebeu na última segunda-feira (13) os diretores do grupo português Euro-Yser Produtos Químicos com o objetivo de formalizar as intenções de investimentos no Estado na área de produção de resina derivada do Pinus, reflorestamento, produção de madeira e carvão.
A Yser foi fundada em 1993 no Brasil, com sede em Portugal e representação na cidade de São Paulo (SP). Atua no desenvolvimento e produção de produtos químicos originados do pinho e suas diversas aplicações: adesivos, tintas, vernizes, móveis, borracha, gomas de mascar, cosméticos, entre outros.
Atuam também na área de silvicultura, dedicando-se à exploração de produtos agroflorestais – resina (goma do pinho) e fornecimento de madeiras para produção de energia, papel e outras indústrias processadoras da matéria prima. Um dos principais subprodutos da resina é o breu.
A Yser estuda implantar dois pólos industriais em Mato Grosso do Sul, um em Costa Rica e outro em Campo Grande, com investimento de R$ 132 milhões cada um, gerando cerca de 3 mil empregos. O governador André Puccinelli apresentou ao grupo os projetos estratégicos de Mato Grosso do Sul, o potencial logístico do Estado e os incentivos fiscais.
Para o diretor executivo da empresa, Firmino Rocha, Mato Grosso do Sul tem excelentes qualidades climáticas para a produção da matéria-prima. “Nossa matéria-prima é o Pinus, do qual produzimos derivados químicos a partir da resina. Também temos a produção de madeira e carvão para a produção de bioenergia. Costa Rica e Campo Grande têm condições foto-climáticas satisfatórias para a produção de florestas de pinus. Estamos estudando a viabilidade de implantar duas unidades em Mato Grosso do Sul. Recebemos o apoio do governo do Estado, com bons incentivos, fundamental para a viabilidade de implantação dos pólos-industriais” afirmou o empresário.
Atualmente, o grupo português já está cultivando florestas de pinus no Estado. Possuem três unidades industriais no Brasil, em São Paulo, Minas Gerais e no Paraná. Pretendem aumentar em mais cinco unidades de produção nos próximos cinco anos. O grupo produz 25% de toda a produção de resina no Brasil
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroindustria/agroflorestal/2012/08/19/governador-do-ms-e-empresarios-portugueses-viabilizam-polo-industrial-para-exploracao-de-pinus.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176