Quarta, 08 de Janeiro de 2020 - 16h21
Sotreq e Eneva firmam parceria no projeto Campo do Azulão
Energia gerada será interligada à rede de transmissão elétrica
DATAGRO
O projeto de matriz energética totalmente brasileira começa a ganhar forma na Bacia do Amazonas. A revendedora caterpillar vai fornecer o pacote chave na mão da planta de geração, composto por sete geradores de 3,45MW a gás para a Eneva, empresa responsável pela exploração do gás natural no Campo do Azulão.
O projeto será integrado com a UTE Jaguatirica II, em Roraima. Após liquefeito e estocado no Azulão, o gás será transportado em caminhões-tanque criogênicos por mais de mil quilômetros para a UTE Jaguatirica II, perto de Boa Vista. A energia gerada será interligada à rede de transmissão elétrica.
O compromisso da Eneva é de entregar 117 megawatts de energia, o equivalente ao consumo de 70% de Roraima.
O investimento do projeto é de R$ 1,1 bilhão na obra, que vai gerar mil empregos, e a previsão de início da produção no campo é junho de 2021. Este será o primeiro campo de gás natural na bacia do rio Amazonas.
O estado possui 50% de todas as reservas brasileiras de gás em terra.
Responsabilidade
A responsabilidade da Sotreq é grande nesta primeira etapa do projeto, como afirma o gerente comercial de aplicações a gás da empresa, Lucas Monteiro, uma vez que os geradores serão a única fonte de energia disponível para a Eneva trabalhar no Campo do Azulão.
Além da responsabilidade depositada na empresa para gerir toda a energia no campo do Azulão, a Eneva, gigante brasileira na exploração de gás, também confiou deixo a encargo da Sotreq a instalação pela primeira vez esta tecnologia da caterpillar no Brasil.
Linha alemã
Os geradores a gás fornecidos pela empresa virão da fábrica da caterpillar na Alemanha e esta será a primeira planta com a linha CG260 na América do Sul.
A Fábrica foi adquirida pela empresa no final de 2011, o que possibilitou, desde então, a oferta e expansão dessa linha na região.
Eneva
O gerente do projeto Azulão, Rafael Filippelli, ressaltou a confiança nos geradores para a execução do projeto. "Nossa intenção é aproveitar o gás existente no campo como fonte de energia. Então o gerador a gás traz a melhor solução e o melhor custo/benefício para o projeto. A possibilidade de utilizar geradores caterpillar já em funcionamento no mundo e com capacidade técnica comprovada em outros projetos nos dá confiança necessária para seguir com a solução", afirma.
Também foi explicado que para este projeto foi desenhada a solução 6+1, que permitirá fazer a manutenção de um grupo gerador sem prejudicar o funcionamento da planta, mantendo a operação 100% do tempo.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/outros/2020/01/08/sotreq-e-eneva-firmam-parceria-no-projeto-campo-do-azulao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176