Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 03 de Outubro de 2013 - 10h32

Exclusivas uagro

Política de preço da gasolina é maior desestimulo ao crescimento do setor sucroenergético

Segundo Subsecretário de Energias Renováveis do Estado de SP, estímulo ao etanol depende do Governo Federal

Universo Agro

A política de preços de combustíveis fósseis tem causado insatisfação no setor sucroenergético a anos. O subsídio à gasolina, na prática, funciona como estímulo ao consumo desta em detrimento do etanol.

O Subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Milton Flavio Marques Lautenshlager, comentou que não depende só do governo de São Paulo incentivar e aumentar o consumo do etanol. São Paulo é atualmente o maior Estado produtor. Segundo ele, o maior desestímulo hoje ao crescimento do setor sucroenergético e a produção de etanol é a política de preço de combustível, onde a Petrobrás vende gasolina mais barato do que compra.

A autoridade destacou, no entanto, que o governo continua buscando medidas para alavancar o uso de biocombustíveis renováveis, e para isso foi criado o decreto estadual nº 59.038/2013. O programa paulista de biocombustíveis, tem como objetivo ampliar e incentivar a participação do uso de biocombustíveis nas autarquias estaduais.

“A ideia é que sempre que possível o estado deverá comprar ou locar veículos que sejam flex”, apontou o Lautenshlager.

Dados da Secretaria do Estado apontam que dos veículos públicos em São Paulo, 5% são a etanol; 29% rodam só com gasolina; 48% são veículos flex; e 18% dos carros são a diesel.

Milton Flávio pontuou que, somando veículos flex e a etanol, 53% da frota poderia estar rodando com etanol. Porém em 2012 o consumo de etanol foi de apenas 36% do total. Isso foi um dos motivos pelo qual o decreto foi criado.

O subsecretário atribui essa defasagem a um falta de cultura em utilizar o etanol. Na época em que foi realizado o estudo que mostra o consumo de etanol nos veículos públicos, apenas dois meses do ano a gasolina foi mais vantajosa, do ponto de vista econômico. “Levando em conta que a partir de 70% do custo da gasolina, é mais vantajoso o uso do álcool, em dez meses o etanol compensou mais”, avaliou. 

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/outros/2013/10/03/politica-de-preco-da-gasolina-e-maior-desestimulo-ao-crescimento-do-setor-sucroenergetico.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar