Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 05 de Dezembro de 2012 - 17h13

Biocana e SENAI promovem encontro para debater parceria

Durante reunião, usinas apresentaram a dificuldade de eliminar um de seus gargalos: a falta de mão de obra qualificada

JSM Assessoria de Imprensa

 Diretor do SENAI fala sobre os cursos de qualificação para atender as usinas associadas à Biocana

Jaqueline Stamato

Representantes do grupo de Treinamento & Desenvolvimento das usinas associadas à Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia estiveram reunidos na última sexta-feira, 30 de novembro, com o diretor do SENAI de São José do Rio Preto, César Bruel e com o agente de treinamento da unidade, Robson Pereira Marques Júnior. Em pauta a programação de cursos técnicos para 2013.

De acordo com a presidente da entidade, Leila Alencar Monteiro de Souza, a atual realidade é de uma crescente demanda por profissionais qualificados para atender às exigências do setor sucroenergético que se confronta com a escassez desta mão de obra.

“Com o advento da mecanização e da automação, as usinas necessitam de pessoas com conhecimentos específicos tanto para o campo quanto para a indústria. Por isso, formar pessoas é condição fundamental para garantir a competitividade das empresas no mercado. Nossa estratégia é investir em cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional. E sabemos que o SENAI é um ótimo referencial neste aspecto”, ressalta.

Um levantamento feito pelas usinas associadas à Biocana apontou que há carência de profissionais como borracheiro, mecânico de tratores agrícolas, de colhedora de cana, eletricista industrial, torneiro mecânico, lubrificador, mecânico de manutenção industrial, soldadores para a área automotiva, entre outros. “Estas são atividades em que temos certa dificuldade para preencher os cargos”, salienta Eliana Hernandes, da área de treinamento e desenvolvimento da Usina São Domingos.

Outros profissionais da área de Recursos Humanos, como Fabiana Dellatore, da usina Colombo e Douglas Girardeli, do Grupo Virgolino de Oliveira, que também participaram da reunião, corroboraram sobre a dificuldade existente. Segundo eles, por falta de mão de obra, a disputa por profissionais entre as empresas fica mais acirrada, o que não supre a demanda e ainda inflaciona o mercado.

Diante do cenário, o diretor do SENAI de São José do Rio Preto, César Bruel, disse que é possível construir uma agenda positiva para atender as usinas localizadas na microrregião de Catanduva. “Temos grande interesse em prover a Biocana e suas associadas de soluções a um custo-benefício diferenciado do que hoje é praticado pelo mercado. Desta forma, conhecendo as necessidades do setor sucroenergético, vamos traçar um planejamento estratégico para realização dos cursos”, disse.

O diretor do SENAI ainda sinalizou que o atendimento da instituição poderá ser estendido para as regiões de interesse da Biocana. Outra informação é de que a entidade já está em entendimentos com o Poder Público para formalizar uma parceria a fim de promover cursos técnicos.

Ao final do encontro, ficou definida nova data de reunião, prevista para fevereiro, quando o SENAI deverá apresentar uma sugestão de plano de trabalho.

 

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/outros/2012/12/05/biocana-e-senai-promovem-encontro-para-debater-parceria.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar