Sexta, 30 de Agosto de 2024 - 17h02
Brasil e Índia debatem avanços na cooperação em biocombustíveis
Membros do BRICS, duas nações tratam a bioenergia e os biocombustíveis como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas
DATAGRO
O Ministério de Minas e Energia (MME) se reuniu, nesta quinta-feira (29), com o secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, Shri Pankaj Jain, para debater a cooperação energética entre os dois países. Na pauta, foram abordados a Aliança Global para Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e a COP30, que será sediada no Brasil em 2025. O encontro dá continuidade à recente visita do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, para tratar sobre o avanço da GBA sob a liderança dos dois países.
Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, destacou que a relação Brasil-Índia no setor de energia tem crescido cada vez mais. “Estamos aprofundando essa cooperação, principalmente em razão das nossas visões com relação à segurança energética e à transição energética, que convergem em muitos sentidos”, pontuou.
Membros do BRICS, as duas nações tratam a bioenergia e os biocombustíveis como parte da solução para a mitigação das mudanças climáticas. Durante o encontro, o MME ressaltou a posição privilegiada do Brasil para a produção de SAF, sendo um dos principais fornecedores de matéria-prima para o combustível sustentável de aviação. A Índia tem potenciais fornecedores de tecnologia para o setor, e por isso a relação é considerada estratégica.
Em reuniões no Brasil e no mundo, o ministro Alexandre Silveira tem ressaltado a importância de relações bilaterais para avançar na transição energética. “O governo liderado pelo presidente Lula colocou o Brasil de volta ao diálogo com o mundo. E são essas relações que têm afirmado o protagonismo do nosso país na transição energética global”, afirmou.
Além do encontro com o Ministério de Petróleo e Gás Natural da Índia, a agenda brasileira contou ainda com reuniões com representantes de grandes players do setor privado indiano, como a Oil and Natural Gas Corporation (ONGC), a Indian Oil e a Praj Industries, entre outras companhias que já cooperam com o Brasil no setor de energia.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/etanol/2024/08/30/brasil-e-india-debatem-avancos-na-cooperacao-em-biocombustiveis.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176