Quinta, 15 de Agosto de 2024 - 11h27
Be8 inicia obras da planta de etanol em passo Fundo (RS)
Com previsão de operação para 2026, unidade vai produzir biocombustível a partir de cereais
DATAGRO
A Be8 anunciou, nesta quarta-feira (14), o início das obras de construção da uma nova planta de etanol, agora no Rio Grande do Sul, destinada à produção do biocombustível a partir de cereais.
“Hoje começamos a tornar um sonho em realidade com mais este empreendimento industrial da Be8 em Passo Fundo, que vai trazer desenvolvimento e oportunidade para nossa região e mais uma solução de energia verde para a transição energética do país”, celebrou Erasmo Carlos Battistella, presidente da empresa, durante acompanhamento das atividades na área de construção.
“Eu tenho dito que não é uma fábrica e sim um parque fabril que vai abrigar quatro fábricas e produzirá alimento humano (glúten vital), energia renovável (etanol) e alimento animal (farelo) com muita inovação, o que coloca Passo Fundo e o Rio Grande do Sul em destaque nessa área”, destacou Battistella.
O início da atividade de terraplanagem movimenta 1 milhão e 500 mil metros cúbicos de terra, entre corte e aterro, numa área total de terreno de 80 hectares. A área construída da nova planta será de cerca de 40 hectares, ou mais de 63 mil metros quadrados. Com previsão de operação em 2026, a fábrica de etanol vai gerar mais de 800 empregos durante a fase de implantação do projeto.
A Be8 também vai oferecer ao mercado o farelo oriundo do processamento dos cereais, conhecido como DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) ou Grãos Secos de Destilaria com Solúveis (em português), obtido imediatamente após o processo fermentativo de produção de etanol. Esse é um importante coproduto, com grande potencial de utilização em rações animais. Serão produzidos 155 mil de toneladas por ano de farelo.
Também será integrada ao projeto a produção de glúten vital, um concentrado proteico em pó obtido a partir da farinha de cereais. Atualmente todo o glúten consumido no Brasil é importado. Como este projeto inovador, a Be8 suprirá integralmente o mercado brasileiro, com capacidade para atender ao Mercosul também. A unidade produzirá 35 mil toneladas/ano de glúten vital.
:: BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 729,7 milhões para a construção de fábrica. Do total, R$ 500 milhões são provenientes do Programa BNDES Mais Inovação. A adequação do investimento da Be8 ao Programa se deu pelo projeto prever a construção de planta pioneira de produção de biocombustível a partir de matérias-primas que ainda não haviam sido utilizadas para esse fim no Brasil, como trigo e triticale, entre outros.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/etanol/2024/08/15/be8-inicia-obras-da-planta-de-etanol-em-passo-fundo-rs.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176