Quarta, 18 de Outubro de 2023 - 10h07
Zilor conquista certificação de biocombustíveis de baixo carbono para aviação
Segundo estimativa da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), SAF (Sustainable Aviation Fuel) é capaz de reduzir em até 80% o total de emissões de gases de efeito estufa quando comparado ao combustível fóssil
DATAGRO
A Zilor Energia e Alimentos conquistou a certificação para biocombustíveis, que habilita o etanol para produção de SAF (combustível sustentável para a aviação) em duas das suas unidades localizadas em Macatuba/SP (Unidade São José) e Lençóis Paulista/SP (Unidade Barra Grande).
Segundo estimativa da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o SAF (Sustainable Aviation Fuel) é capaz de reduzir em até 80% o total de emissões de gases de efeito estufa quando comparado ao combustível fóssil de aviação.
O ISCC/CORSIA comprova que o etanol produzido cumpre com os requisitos internacionais para a produção de combustível sustentável de alta qualidade e baixo carbono. De acordo com pesquisas mais recentes, a demanda global por SAF atinja aproximadamente 20 milhões de m³ em 2030.
:: Benefícios do uso do etanol
O uso do etanol como biocombustível contribui para a redução das emissões de poluentes e promove a diminuição da dependência de fontes de energia fósseis.
No caso específico da bioenergia, o cultivo da cana-de-açúcar absorve da atmosfera quase todo dióxido de carbono (CO2) que a produção e o uso do etanol emitem. Em termos climáticos, a própria cana-de-açúcar utiliza o carbono presente na atmosfera durante a fotossíntese, o que já é um grande diferencial que contribui para redução do efeito estufa.
:: Certificação ISCC/CORSIA
A certificação ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) é um sistema global que abrange toda a cadeia de valor dos biocombustíveis, desde o cultivo da biomassa da cana-de-açúcar até o consumo final. O objetivo é garantir que os biocombustíveis sejam produzidos de forma sustentável, respeitando os critérios sociais, ambientais e econômicos.
O programa CORSIA é mantido pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), agência especializada da ONU, para a redução de emissões de CO² provenientes da indústria de aviação.
De acordo com o diretor-presidente da Zilor, Fabiano Zillo, “estamos comprometidos em fazer a diferença no mundo com da produção de etanol limpo e sustentável a partir da cana-de-açúcar. Atualmente existem apenas quatro usinas de etanol de cana-de-açúcar certificadas no modelo ISCC/CORSIA no mundo e duas são da Zilor. Isso é motivo de orgulho e celebração para nós. Uma agroindústria brasileira liderando a agenda de combustível verde e limpo para aviação”.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/etanol/2023/10/18/zilor-conquista-certificacao-de-biocombustiveis-de-baixo-carbono-para-aviacao.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176