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Terça, 17 de Outubro de 2023 - 14h54

Parceria Raízen e Wärtsilä propõe uso do etanol como combustível marítimo

Substituição de combustíveis fósseis por etanol produzido de forma sustentável no transporte marítimo pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em uma rota padrão do Brasil para a Europa

DATAGRO

A Raízen e a Wärtsilä assinaram acordo para avançar na redução de emissões e consequente descarbonização do setor marítimo. Ao estudar a aplicação do etanol como combustível marítimo, a nova iniciativa visa reduzir as emissões de GEE, oferecer novas opções aos clientes que buscam alternativas de combustível sustentáveis e contribuir substancialmente para a discussão da transição energética no setor globalmente.

“O etanol é um promissor combustível marítimo prontamente disponível”, afirma Paulo Neves, vice-presidente de Trading da Raízen. “Ao colaborarmos com a Wärtsilä, esperamos apoiar os esforços globais de descarbonização do setor marítimo, com o etanol sendo uma contribuição viável para um portfólio de soluções de baixo carbono”.

No âmbito de seu programa de descarbonização de frota, a Wärtsilä alcançou uma série de marcos significativos para trazer novas soluções sustentáveis ao mercado, aumentar a eficiência de motores e apoiar a descarbonização de operações marítimas. Ao conduzir testes em sua tecnologia usando etanol como combustível principal nos laboratórios de motores Wärtsilä Sustainable Fuels e apoiar a Raízen em discussões com projetistas e armadores de navios, e também sobre regulamentações e requisitos de conformidade para o uso de etanol celulósico como combustível, o acordo ajudará a impulsionar a integração de soluções de energia limpa no setor marítimo.

“Na Wärtsilä, estamos investindo pesadamente no desenvolvimento de tecnologias, motores e soluções voltadas para combustíveis marítimos de baixo e zero carbono. Este acordo com a Raízen, empresa comprometida em apoiar a descarbonização do setor, é mais um exemplo de como buscamos formas de viabilizar a jornada rumo a um futuro descarbonizado”, comenta Stefan Nysjö, vice-presidente de fornecimento de energia da Wärtsilä Marine Power.

A substituição de combustíveis fósseis por etanol produzido de forma sustentável no transporte marítimo pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em uma rota padrão do Brasil para a Europa, de acordo com estudos preliminares da Raízen. O etanol tem o potencial de ser uma solução viável para descarbonizar o setor, uma vez que proporciona maior flexibilidade e opcionalidade à medida que a indústria avança em direção a uma combinação de alternativas de combustíveis com menores emissões. Frente à Estratégia Inicial de GEE da Organização Marítima Internacional (IMO, de International Maritime Organization), que visa reduzir as emissões de carbono do transporte marítimo internacional em 40% até 2030 e 70% até 2050 em relação aos níveis de 2008, o etanol pode fornecer mais um caminho para atingir esta meta.

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