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Terça, 19 de Setembro de 2023 - 15h30

Toyota destaca híbrido flex brasileiro em evento na Indonésia

Fabricante, que produz localmente veículos híbridos flex, intensifica esforços para disseminar a tecnologia brasileira em linha com a Global Biofuels Alliance lançada na reunião do G20 na Índia

DATAGRO

Durante o GAIKINDO Indonesia International Auto Show (GIIAS) 2023, na Indonésia, a Toyota exibiu um Corolla Cross HEV FFV brasileiro, feito em Sorocaba (SP), exemplo tangível de veículos híbridos flex no País.

O HEV FFV, sigla para veículos híbridos flex, combina um sistema híbrido com um motor a combustão flex que trabalha em sinergia com duas unidades elétricas. Alimentando os motores elétricos, há uma bateria híbrida de níquel-hidreto metálico localizada embaixo do banco traseiro. O veículo conta ainda com um sistema de freios regenerativos, convertendo energia cinética em elétrica durante frenagens e desacelerações, recarregando assim as baterias. 

Adicionalmente, o motor a combustão flex também pode funcionar como gerador para recarregar as baterias. Sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Corolla Sedã e Corolla Cross, que tem bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência, gerando uma eficiência energética em torno de 70% maior quando comparado com modelos movidos somente a combustão, pois tem energia suficiente para mover o carro exclusivamente no modo elétrico por longas distâncias. Esta inovação, que combina propulsão elétrica com a flexibilidade de usar etanol ou gasolina, já é consolidada em locais como o Brasil. 

A apresentação do Corolla Cross HEV FFV brasileiro é parte da estratégia "multi-pathway" da Toyota do Brasil, que reconhece a importância de explorar múltiplas ‘rotas tecnológicas’ para atingir a neutralidade de carbono. Essas rotas, adaptadas ao contexto de cada país, vão desde híbridos flex, que integram a eficiência elétrica com a vantagem do etanol brasileiro, a veículos de célula de combustível (FCEVs) que utilizam hidrogênio para gerar eletricidade. 

Também estão incluídos os veículos elétricos a bateria (BEV), que dependem exclusivamente de energia armazenada em baterias recarregáveis, e os automóveis híbridos plug-in (PHEVs), que combinam características dos elétricos e híbridos convencionais. Esta abordagem diversificada reflete a visão da Toyota de que não há uma solução única para todos os desafios da descarbonização, mas uma série de soluções que devem ser alinhadas às realidades e infraestruturas específicas de cada região.

A Toyota demonstra seu apoio ao governo da Indonésia na busca por energias alternativas com a apresentação de veículos movidos a etanol. No Brasil, esses veículos não são novidade, já são 20 anos de experiência com a tecnologia flex e 4 anos com a tecnologia hibrida flex, das quais mais de 60 mil unidades já foram produzidas e vendidas. O país tem ampla produção de etanol, um biocombustível que comprova sua eficácia na redução de CO2, e que está disponível em mais de 42 mil postos de combustível em todo o território nacional.

A preeminência do Brasil na produção de bioetanol também foi citada durante o evento, com Bruno Breitenbach, Adido Agrícola da Embaixada do Brasil na Indonésia, salientando a importância das escolhas dos consumidores na migração para combustíveis alternativos.

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