Conferência DATAGRO: Com etanol protagonista, Brasil é peça-chave da descarbonização global
Futuro da mobilidade sustentável passa pela combinação das mais diversas rotas tecnológicas [biocombustíveis, híbrido, elétrico puro etc.]
DATAGRO
O Brasil tem uma matriz energética diversa, limpa e renovável sem comparação mundialmente, o que coloca o país como peça-chave para descarbonização global. Foi o que destacou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, nesta, segunda-feira (24), em painel na 22a. Conferência Internacional DATAGRO sobre açúcar e etanol, que acontece em São Paulo (SP).
O dirigente da indústria automobilística nacional ressaltou que o futuro da mobilidade sustentável no Brasil deverá contemplar variadas rotas tecnológicas [biocombustíveis, híbrido, elétrico puro etc.], exatamente pela riqueza de o país em ser capaz de gerar energia a partir de diversas fontes.
"O etanol será parte da jornada da eletrificação automotiva, porque já é uma opção descarbonizante, mais barata, eficiente e viável no território nacional", salientou. Leite pontuou que o desafio também é internacionalizar a tecnologia do etanol, e que neste sentido a Anfavea vem recebendo uma série de consultas sobre o tema para a COP27. A Conferência do Clima acontece em novembro no Egito.
Segundo o diretor de Compliance de Produto da Stellantis América do Sul, João Irineu Medeiros, a busca pela mobilidade sustentável tem que considerar a possibilidade de acesso do consumidor às tecnologias de motorização. "O carro a etanol já é acessível, e sem ele o Brasil não cumprirá suas respectivas metas climáticas." O executivo do conglomerado automotivo, que reúne os grupos Fiat e PSA, disse que a empresa vai investir em modelos híbridos [etanol e elétrico] no Brasil.
De acordo com o CEO da Scania, Christopher Podgorski, ao mesmo tempo em que é preciso reduzir as emissões, a demanda por transportes crescerá, o que implica na busca por soluções descarbonizantes em relação à mobilidade, inclusive para veículos pesados. Na opinião do executivo, desde que sejam promotoras da descarbonização, todas as tecnologias irão conviver, inclusive as de combustão interna.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/etanol/2022/10/24/conferencia-datagro-com-etanol-protagonista-brasil-e-peca-chave-da-descarbonizacao-global.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176