Quinta, 13 de Outubro de 2022 - 07h00
Toyota apresenta Corolla híbrido flex na Índia
Modelo foi produzido pela fabricante na planta de Indaiatuba (SP); iniciativa compõe jornada de exportação da tecnologia brasileira de produção e uso do etanol e integra a agenda de descarbonização dos transportes do país asiático
DATAGRO
A fabricante japonesa de automóveis Toyota lançou, nesta quarta-feira (11), o projeto piloto Hybrid Flex Technology na Índia. A iniciativa, diz a empresa em comunicado, marca seu primeiro passo naquele país para promover o etanol como "um importante caminho energético neutro em carbono, juntamente com a avançada tecnologia híbrida flex da Toyota, que pode ajudar a Índia a alcançar a verdadeira autossuficiência e contribuir para a meta nacional de carbono zero até 2070".
Durante o lançamento, uma unidade do Toyota Corolla Altis Hybrid flex, produzida na cidade de Indaiatuba (SP) e exportada para a Índia em junho de 2022, foi apresentada às autoridades governamentais indianas como representante dessa tecnologia pioneira e brasileira. Lançada pela Toyota do Brasil em 2019, é uma das tecnologias mais limpas do mundo, combinando alta eficiência e baixíssimos níveis de emissão do motor elétrico com a capacidade de reabsorção de CO2 de um combustível 100% renovável, que é o etanol.
A Toyota do Brasil aderiu à Missão Brasileira na Índia em abril deste ano, que contou com a delegação de líderes do governo brasileiro, da Unica, e representantes da indústria automotiva e de bens de capital nacional, com o objetivo de construir uma agenda integrada para apresentar alternativas pela redução de emissões na matriz de transporte veicular na Índia, com destaque para os biocombustíveis e veículos com tecnologia flexfuel, utilizados no Brasil há quase duas décadas.
“Tivemos sucesso na missão de demonstrar ao governo indiano uma das possibilidades mais viáveis em termos de mobilidade sustentável: a tecnologia híbrida flex, desenvolvida por engenheiros brasileiros e produzida no País há quase três anos. Estamos entusiasmados por contribuir para que a Índia, um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, também possa colher os frutos dessa tecnologia que está pronta e que contribui para a neutralidade de carbono”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
“O etanol é uma opção moderna e sustentável para a mobilidade, capaz de gerar impactos positivos imediatos na segurança energética, na saúde pública por meio da redução da poluição local e nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), por isso, essa iniciativa da Toyota de oferecer essa tecnologia inovadora e limpa é fundamental para ajudarmos o governo indiano a tornar-se um grande player no cenário asiático da descarbonização”, afirma Evandro Gussi, presidente da Unica.
:: Tecnologia híbrida flex da Toyota
Ainda neste ano, a Toyota do Brasil celebra o terceiro aniversário da tecnologia híbrida flex, introduzida de forma inédita no mundo, por meio do lançamento da 12ª geração do Corolla sedã, em setembro de 2019. Desde então, as vendas dos modelos Toyota que oferecem o inédito powertrain ultrapassam as 45 mil unidades.
Esse volume de veículos híbridos flex ajudou a evitar que mais de 10 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera no país. O valor de referência foi extraído do relatório de emissões veiculares do Estado de São Paulo, emitido pela CETESB, que considera o seguinte cenário: porcentagem de consumo de gasolina utilizada pelos proprietários/usuários de veículos flex (que é igual a 40%) e quilometragem média anual percorrida por eles (de cerca de 13.000 km a 14.000 km por ano).
:: Etanol avança na Índia
Em setembro, especialistas do setor sucroenergético da Índia e do Brasil se reuniram em Nova Delhi, no evento ISMA DATAGRO Sugar and Ethanol Conference 2022, para tratar do aumento da produção e do uso do etanol no país asiático. O Brasil vem apresentando à Índia seu know-how na tecnologia de biocombustíveis, com objetivo de contribuir com a agenda de descarbonização dos transpores do país asiático.
O ISMADATAGRO contou com a presença do ministro de transportes rodoviários, Nitin Gadkari; o embaixador do Brasil na Índia, André Aranha Correa do Lago; o secretário de Estado do departamento de alimentos e distribuição pública, Shri Sudhanshu Pandey; o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari; o presidente da Indian Sugar Mills Association; Aditya Jhunjhunwala; o diretor executivo da Society of Indian Automobile Manufacturers (SIAM), Prashant K Banerjee; entre outros.
A produção indiana do biocombustível cresceu 25% no ciclo 2021/22 em relação à temporada anterior, elevando o país asiático ao posto de terceiro maior produtor mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil. Neste ano, a Índia antecipou em cinco meses o atingimento da meta de mistura de 10% de etanol na gasolina, e projeta chegar a 20% em 2025.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/etanol/2022/10/13/toyota-apresenta-corolla-hibrido-flex-na-india.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176