Segunda, 25 de Outubro de 2021 - 13h12
Biocombustíveis são parte essencial da jornada da indústria automobilística em direção à mobilidade sustentável, diz Anfavea
Foi o que destacou Luiz Carlos Moraes, presidente da entidade que representa as montadoras, em painel no primeiro dia da 21ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol
DATAGRO
Os biocombustíveis são parte essencial da jornada da indústria automobilística nacional em direção à mobilidade sustentável, destacou, nesta segunda-feira (25), o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, em painel do primeiro dia da abertura da 21ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol.
De acordo com o dirigente, o setor de biocombustíveis brasileiro é uma cadeia produtiva robusta, eficiente, geradora de emprego e renda, com capilaridade de distribuição, que não pode ficar de lado.
Segundo Moraes, impulsionar o uso do etanol, por exemplo, na matriz de transportes pode contribuir de maneira decisiva para acelerar a descarbonização a curto-médio prazo da frota circulante do País. "Será a interação de formas que moldará o cenário de diferentes rotas de descarbonização no Brasil."
Também palestrante do painel, Ricardo Abe, gerente de engenharia de produtos da Nissan, falou sobre o projeto, em desenvolvimento pela montadora, de uma tecnologia comercialmente viável de célula de combustível a etanol, na qual o biocombustível será o gerador da eletricidade. Recentemente, a fabricante fechou acordo com o Ipen para acelerar as pesquisas.
Nesta tecnologia, o etanol passa por um dispositivo, que vai extrair o hidrogênio, que ao ser combinado ao oxigênio do ar na célula propriamente dita promove uma reação química, que vai gerar a eletricidade que alimentará o motor elétrico. Entre as vantagens desta tecnologia reside o fato de não precisar de grandes baterias, bem como que o veículo poderá utilizar a rede de distribuição de etanol já existente para ser abastecido. "Queremos desenvolver esta tecnologia no Brasil, inclusive para exportá-la."
Ademais, Daniel Lopes, diretor comercial da Hytron, discorreu sobre o pacote tecnológico da empresa do interior de São Paulo dedicado a produzir hidrogênio verde a partir da biomassa, como, por exemplo, da cana-de-açúcar.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/etanol/2021/10/25/biocombustiveis-sao-parte-essencial-da-jornada-da-industria-automobilistica-em-direcao-a-mobilidade-sustentavel-diz-anfavea.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176