Sexta, 10 de Setembro de 2021 - 08h16
Papel da Logum na distribuição de combustíveis em meio à paralisação dos caminhoneiros
Pioneira na construção e operação de dutos exclusivos para o transporte de etanol, empresa, formada pela Copersucar, Raízen, Petrobrás e Uniduto Logística, administra hoje cerca de 350 quilômetros de dutos
DATAGRO
O transporte rodoviário de cargas é hoje responsável por cerca de 65% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil, e por representar uma parcela importante na infraestrutura do país, o risco de paralisações da classe de caminhoneiros, com o aumento do preço do diesel entre os principais elementos da pauta de reivindicações, sempre provoca ansiedade na população por conta de ameaças ao abastecimento de produtos, o que inclui alimentos e também os combustíveis nos postos. O etanol é um elemento importante do abastecimento de combustíveis, visto que em 2020 a soma do etanol anidro e hidratado atingiu 48% do consumo de combustíveis do ciclo Otto, em gasolina equivalente, ou mais de 50% do total em volume.
É neste contexto que cresce o papel por alternativas logísticas mais eficientes na distribuição de combustíveis no país, com o especial destaque aos investimentos realizados no transporte de combustíveis por dutos, a exemplo das operações realizadas pela Logum Logística.
Pioneira na construção e operação de dutos exclusivos para o transporte de etanol, a Logum Logística – empresa formada pela Copersucar (30%), Raízen (30%), Petrobrás (30%) e Uniduto Logística (10%) - administra hoje cerca de 350 quilômetros de dutos, com pontos de recebimento de etanol em Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP) e de entrega no centro de distribuição de Paulínia-SP e no porto de Ilha D’Água (RJ), de onde o biocombustível segue para o Nordeste via cabotagem ou exportação – em agosto a Logum realizou a sua primeira operação de exportação ao embarcar 40 milhões de litros de etanol para a Califórnia (EUA). Essa operação evitou 733 viagens de caminhões.
Com o novo aporte de R$ 1,81 bilhão financiado pelo BNDES, a Logum também planeja ampliar o atendimento os centros de consumo de São Paulo com 128 quilômetros adicionais de dutos próprios a partir de Guararema (SP), divididos em dois trechos novos: um até São José dos Campos (SP), com 36 quilômetros, e outro até São Caetano do Sul (SP), com 92 quilômetros, passando por Guarulhos (SP). O projeto prevê ainda a implantação de um terminal de armazenagem de combustível em Guarulhos (SP). De acordo com o presidente da Logum, Wagner Biasoli, os novos dutos, que começarão a ser inaugurados a partir de 2021, vão substituir cerca de 400 mil viagens de caminhões que ocorrem por ano na região metropolitana de São Paulo.
Com a extensão dos dutos, a Logum espera ampliar a movimentação anual de etanol, dos atuais 2,5 bilhões de litros para cerca de 6 bilhões de litros, sendo dois terços desse volume direcionados pata atender os novos pontos de entrega. A expectativa da empresa é que, com a expansão da capacidade de transporte no trecho entre Paulínia (SP) e Guararema (SP), a movimentação anual de etanol chegue a 9 bilhões de litros até 2030.
Além de proporcionar maior eficiência e competitividade na distribuição de etanol, ao reduzir a necessidade de utilização de caminhões, tais investimentos também estão alinhados com os aspectos da ESG (ambiental, social e governança). Conforme a Logum, espera-se reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 230 mil toneladas de carbono equivalente ao ano -, além de gerar efeitos positivos na arrecadação fiscal, ao reduzir a possibilidade e os impactos das sonegações.
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