Sexta, 10 de Novembro de 2023 - 11h12
Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura avaliam cenários para biodiesel e arroz
Para o biocombustível, agenda destaca aumento da mistura e no caso do arroz a projeção de aumento de área plantada
DATAGRO
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou das reuniões das Câmaras Setoriais de Biodiesel e de Arroz do Ministério da Agricultura, na terça-feira (7) e na quarta (8), respectivamente. O assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, acompanhou os debates.
No encontro do biodiesel, o colegiado discutiu temas estruturantes para a cadeia, como o cenário de aumento da mistura do biodiesel no diesel e projetos de lei relevantes para o desenvolvimento do setor.
Tiago informou que, em abril deste ano, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o aumento da mistura de biodiesel ao diesel para 12%. Com a elevação da mistura obrigatória, a produção brasileira do biocombustível deverá ultrapassar os 7 bilhões de litros em 2023, volume recorde.
Entidades do setor defendem que o aumento da mistura para 15% em 2024 é viável, frente às perspectivas de mais uma safra recorde de soja. Ainda na reunião, foram debatidas a regulamentação sobre a importação de biodiesel e novas tecnologias para o aumento da sustentabilidade da soja brasileira.
Já na Câmara Setorial de Arroz, na quarta (8), foi discutido o panorama da safra 2023/24 do cereal no país. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é de um crescimento de 5,2% na área que está sendo semeada e produção de 10,8 milhões de toneladas. O plantio do cereal já alcança 57,4% da área prevista.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/biodiesel/2023/11/10/camaras-setoriais-do-ministerio-da-agricultura-avaliam-cenarios-para-biodiesel-e-arroz.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176