Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 04 de Janeiro de 2021 - 09h57

Biodiesel: Abiove lamenta retirada por parte das distribuidoras abaixo do previsto em contrato

Distribuidoras de combustíveis retiraram 85% do volume registrado em contrato no mês de dezembro, 10% abaixo do estipulado

DATAGRO

A baixa demanda por combustíveis em dezembro prejudicou o setor de biodiesel no apagar das luzes de 2020, uma vez que as distribuidoras retiraram apenas 85% do volume contratado para o mês ao longo do Leilão 76, explicou André Nassar, presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), em nota divulgada no dia 30 de dezembro. 

Após a decisão do governo, por meio da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) de reduzir a mistura obrigatória de 12% para 11% do Leilão 76, cujas entregas acontecem nos meses de novembro e dezembro, o setor de biodiesel se comprometeu com a aquisição de matérias primas e produção para atender o B11 e as vendas efetivadas no Leilão. 

"O cenário de alta na demanda, no entanto, não se concretizou e, com as vendas mais baixas que o previsto, as distribuidoras estão retirando menos do que o contratado no Leilão", explicou Nassar. Os índices ao longo das semanas de dezembro mostram percentuais entre 29% e 135% do foi contratado pelas distribuidoras, o que impôs a algumas usinas a paralisação das atividades em razão do limite de armazenagem de biodiesel e produção muito elevada em outras. A média até agora para o período foi de 85% de retiradas, 10 pontos percentuais abaixo dos 95% de retirada mínima, previsto em contrato. 

Para reduzir essa alta oscilação no tempo e entre usinas, a Abiove e a Aprobio sugeriram a elevação da mistura para B12 na segunda quinzena de dezembro. Mas o Ministério de Minas e Energia (MME) e a ANP não acataram a sugestão, informando que o remédio para essa situação são as multas contratuais. As multas, porém, são insuficientes para cobrir os custos com matérias primas, hedge e paralisação das fábricas. 

"Temos alertados o governo e demais setores envolvidos sobre a necessidade de diálogo para entender o mercado e a demanda ao longo de 2020 tão atípico para todos os setores, mas pouco temos conseguido evoluir e, mais uma vez, o setor de biodiesel se vê prejudicado por erros de previsão de terceiros", lamentou Nassar. "Sem dizer que ao não alterar a mistura para B12 neste cenário, o Brasil deixa de obter a plenitude os benefícios desse biocombustível nas áreas de meio ambiente, empregos e produção de farelo proteico." 


Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/biodiesel/2021/01/04/biodiesel-abiove-lamenta-retirada-por-parte-das-distribuidoras-abaixo-do-previsto-em-contrato.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar