Notícias Relacionadas

Newsletter

Segunda, 10 de Julho de 2017 - 09h21

Aumento na mistura de biodiesel puxará processamento de soja

Com implantação do B10, expectativa é que beneficiamento da oleaginosa cresça em 3,7 milhões de toneladas

DATAGRO

Com o aumento do percentual de biodiesel para 10% no diesel, a partir de 2018, haverá uma elevação de 3,7 milhões de toneladas no processamento de soja, diz a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O incremento no beneficiamento do grão, pontua a entidade, se dará em função do avanço na demanda por óleo de soja, além da elevação das aquisições de sebo bovino e óleo de fritura recuperado.

De acordo com a Abiove, além dos benefícios econômicos, o biodiesel reduz a emissão dos principais causadores da poluição atmosférica e gases de efeito estufa em mais de 70% em relação ao diesel mineral, com ganhos expressivos à saúde humana e ao meio ambiente.

Segundo a associação, do início da produção em 2005, até o ano passado, a cadeia produtiva do biodiesel proporcionou:

- produção de 25,1 bilhões de litros de biodiesel;

- geração de demanda para o processamento doméstico de 85,1 milhões de toneladas de soja;

- alívio à rede de esgoto, pois evitou o descarte de óleo de fritura usado;

- geração de mercado para o consumo de 3,9 milhões de toneladas de gorduras animais, o que evitou o seu descarte inadequado no meio ambiente.

Ademais, conforme os cálculos da Abiove, no período de 12 anos, o biodiesel evitou a emissão de 79 mil toneladas de CO2eq. [gás carbônico equivalente], o que corresponde a 4% das emissões totais de diesel. Evitou, ainda, o dispêndio de US$ 15,7 bilhões com importações de diesel fóssil.

Link

Compartilhar