Segunda, 22 de Maio de 2017 - 14h18
Biodiesel de soja reduz entre 65% e 72% emissões de GEEs
Estudo avaliou desde a produção agrícola da matéria-prima até o transporte do biocombustível
DATAGRO
O uso de biodiesel de soja em substituição ao diesel mineral reduz entre 65% e 72% as emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Essa é a constatação do estudo “Assessing the greenhouse gas emissions of Brazilian soybean biodiesel production”, recém-publicado na revista científica PLOS ONE.
De acordo com os autores, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), os resultados obtidos contribuem para a identificação das principais fontes de Gases de Efeito Estufa (GEEs) no sistema de produção de biodiesel de soja brasileiro e podem ser utilizados para orientar políticas públicas, além de auxiliar nas tomadas de decisão em relação às estratégias de mitigação do aquecimento global.
A pesquisa avaliou positivamente as emissões de GEE da produção de biodiesel de soja no Brasil, desde a produção agrícola da matéria-prima até o transporte do biocombustível para rotas nacionais e para a Europa.
O estudo, que utilizou dados de mais de 200 propriedades de soja associadas à Aprosoja-MT e de indústrias afiliadas à Abiove, como parte de uma demanda dessas entidades e da Ubrabio, incluiu diversas fontes de emissão ao longo do ciclo de produção do biodiesel.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/biodiesel/2017/05/22/biodiesel-de-soja-reduz-entre-65-e-72-emissoes-de-gees.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176