Terça, 27 de Maio de 2014 - 09h48
Produção de biodiesel com resíduos é debatida na Câmara dos Deputados
Biocombustível produzido a partir do óleo de fritura passou a responder por 1% da produção em 2013
Embrapa
A oportunidade de produzir biodiesel a partir de resíduos, gerando energia e limpando o meio ambiente, é tema de debate nesta terça-feira (27), das 9h às 12h30, na Câmara dos Deputados (Brasília/DF). A iniciativa é da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, juntamente com a Embrapa Agroenergia, a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) e a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene).
A fabricação de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais (OGR) é sustentável e transforma esses passivos ambientais - que poluem as águas, geram entupimento nas redes de esgoto e gastos com manutenção -, em energia limpa e renovável. Nesse sentido, o debate vai dialogar com a sociedade sobre o aproveitamento de resíduos para promover as tecnologias existentes e ampliar seus usos, além do papel das OGR na diversificação de matérias-primas do biodiesel brasileiro.
Até 2012, o óleo de fritura ainda não possuía representatividade na cadeia produtiva do biodiesel, mas, em 2013, passou a responder por 1% da produção. No cenário da mistura obrigatória vigente desde 2010 - 5% biodiesel adicionado ao diesel fóssil (B5) -, esse percentual corresponde a cerca de 30 milhões de litros. Há potencial para aumentar ainda mais essa participação, já que, atualmente, apenas 2% do óleo de fritura é reciclado
"Transformando esse resíduo em biodiesel, estamos, ao mesmo tempo, gerando energia renovável e impedindo que o óleo seja descartado nas redes de esgoto, contaminando mananciais de água", ressalta o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior. No Distrito Federal, Embrapa Agroenergia e Caesb estão na fase final de instalação de uma usina demonstrativa para produção de biodiesel a partir de óleo de fritura, com recursos da Agência Brasileira de Inovação (Finep). . De acordo com a Caesb, são gastos cerca de R$ 500 mil todos os anos apenas para filtrar o óleo doméstico que é descartado no ralo depois do preparo de, por exemplo, uma porção de batatas fritas.
Donizete Tokarski, diretor da Ubrabio, destaca que o Brasil reaproveita apenas 2% do óleo de fritura, uma proporção inversa ao reuso das latinhas de alumínio, que alcança 98% encaminhadas para a reciclagem. "Com o envolvimento da sociedade é possível avançar muito, eliminar um passivo ambiental e ao mesmo tempo produzir energia limpa", declarou o diretor.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/biodiesel/2014/05/27/producao-de-biodiesel-com-residuos-e-debatida-na-camara-dos-deputados.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176