Quarta, 19 de Março de 2014 - 08h36
Biodiesel contribuiu para a redução da inflação em 2013
Enquanto os preços do diesel mineral subiram, em média, 15% entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, preço do biodiesel apresentou queda de 26%
Abiove
Conforme define a macroeconomia, a inflação consiste em uma alta persistente do nível geral de preços. Ou seja, quando mês após mês são constatadas elevações nos valores dos produtos consumidos pela sociedade, diz-se que houve inflação.
Um dos produtos consumidos em grande escala e que impactam sensivelmente o nível inflacionário no Brasil é o óleo diesel, combustível utilizado em veículos de transporte de passageiros e de cargas, máquinas agrícolas, trens e motores estacionários.
Quando comparados os preços do diesel mineral praticados em dezembro de 2013 com os preços do produto em dezembro de 2012, constata-se uma elevação de 15% no valor pago pelos postos de combustíveis às distribuidoras. No mesmo período, o preço do biodiesel apresentou queda de 26%. Como o diesel B é uma mistura de diesel mineral A mais biodiesel (aquele na proporção de 95% e este de 5%), nota-se que, não fosse pela presença do biocombustível, mais elevadas seriam as variações dos níveis gerais de preços da economia brasileira, seja nos índices oficiais de preços, seja nos valores dos produtos e serviços demandados pela população brasileira.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/biodiesel/2014/03/19/biodiesel-contribuiu-para-a-reducao-da-inflacao-em-2013.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176