Sexta, 13 de Setembro de 2024 - 13h00
Cooperativa agroindustrial Coagro terá primeira planta de biometano do Norte Fluminense
Unidade irá explorar resíduos do agronegócio para fabricação de energia renovável, com capacidade de produção inicial de 3,7 milhões de m3 por ano
DATAGRO
A ZEG Biogás e a cooperativa Coagro assinaram contrato para a construção da primeira planta de biometano do norte fluminense, que também será a primeira do estado a produzir o combustível renovável a partir de resíduos agroindustriais. O prazo de implantação da biorrefinaria será de 18 meses, e a previsão é que a planta comece a comercializar o produto aos clientes já no início de 2026.
A biorrefinaria resultante da parceria terá capacidade inicial de produção de 3,7 milhões de m³ anuais, com a implantação prevista para começar já em outubro de 2024. Com um investimento aproximado de R$ 60 milhões a ser realizado pela ZEG Biogás, a usina será a primeira do estado do Rio de Janeiro a produzir biometano a partir da vinhaça, subproduto da produção do etanol pela Coagro, gerando, ainda, biofertilizante de alta qualidade no processo.
O projeto prevê ainda a possibilidade de ampliação da geração de biogás, caso haja maior disponibilidade de biomassa, o que poderá, inclusive incrementar e viabilizar a produção agroindustrial local ou a plantação de novas culturas ainda pouco exploradas.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agroenergia/2024/09/13/cooperativa-agroindustrial-coagro-tera-primeira-planta-de-biometano-do-norte-fluminense.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176