Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 31 de Maio de 2017 - 12h37

CPI da Funai e do Incra rejeita destaques e aprova relatório

Em texto final, Comissão Parlamentar pede indiciamento de 67 pessoas

DATAGRO

A CPI da Funai e do Incra rejeitou nesta terça-feira (30) dois destaques ao relatório final, elaborado pelo deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Um deles visava eliminar o capítulo que contém os pedidos de indiciamentos feitos pelo relator e o outro pretendia retirar do texto projetos sugeridos pela CPI.

Entre eles, o que regulamenta artigo constitucional que estabelece que só será considerada terra indígena aquela ocupada por índios no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

A comissão parlamentar de inquérito investigou a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), principalmente em relação aos critérios de demarcação de terras indígenas e quilombolas.

No total, o relatório pediu indiciamentos e encaminhamentos relativos a 67 pessoas, entre procuradores, antropólogos, indígenas, servidores da Funai, do Incra, pessoas ligadas à organização Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi), procuradores da República, além do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Link

Compartilhar