Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 19 de Maio de 2017 - 17h40

Irrigação por gotejamento: redução de custos e aumento na produtividade

Sistema pode garantir a redução do consumo de água em até 80%, em comparação com outros tipos de irrigação

Uagro

Diante da escassez de água, produtores buscam novas opções para gerar mais economia e garantir melhores resultados na agricultura. Um sistema que vem ganhando mais espaço a cada dia é a irrigação por gotejamento. Segundo especialistas, a técnica pode reduzir o consumo de água, os custos e ainda aumentar a produtividade das lavouras.

“Esse sistema é localizado, ou seja, a gota d’água cai próxima às raízes das plantas, por isso sua eficiência é elevada, reduzindo o desperdício. É uma técnica muito usada nas culturas de morango, tomate, berinjela, pimentão, pepino, vagem, conhecidas como hortaliças-fruto”, diz, o engenheiro agrônomo e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), Rodrigo Teixeira Alves

Segundo ele, o gotejamento está associado à proteção do solo, pois diminui a evaporação da água e a proliferação de ervas daninhas, garantindo a redução do consumo de água em até 80%, em comparação com outros tipos de irrigação. Quando o sistema é implantado da forma correta, são calculados os padrões de vasão e pressão para que a eficiência seja alcançada.

O engenheiro agrônomo explica ainda que o uso desse sistema possibilita também a economia de energia, fertilizantes e mão de obra, por meio da fertirrigação, ou seja, a diluição do adubo na água. Assim, é possível adubar e irrigar ao mesmo tempo, menos vezes por semana. Segundo ele, esse método é capaz de diminuir os intervalos de irrigação semanal, de sete para duas vezes por semana.

“O gotejamento não necessita de vasão nem pressão muito grande, pois a irrigação é localizada, dependendo do tamanho dos setores de irrigação. Por esse motivo, as tubulações são menores. Adotando esse manejo é possível inclusive em épocas de chuva dispensar a irrigação e apenas fertirrigar. Com esse controle da irrigação não se tem água de mais nem adubo de menos e o agricultor consegue produzir o dobro”, completa Rodrigo.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2017/05/19/irrigacao-por-gotejamento-reducao-de-custos-e-aumento-na-produtividade.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar