Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 26 de Abril de 2017 - 13h21

Safra de mel será recorde em Santa Catarina

Estado é o terceiro maior produtor e o maior exportador do País

DATAGRO

Até o final de abril Santa Catarina terá colhido mais de 7,5 mil toneladas de mel, obtendo safra recorde. A produção ficou em 25 quilos por colmeia, superior à média dos últimos anos, que foi de 20,42 quilos. No Brasil essa média fica em 10 quilos por colmeia. Há cinco anos, a média catarinense era de 13 quilos por colmeia.

Produtividade do mel em Santa Catarina supera a média nacional, com 25 quilos por colmeia

Os dados são da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) que destaca aumento de 20% na produtividade por colmeia nesta safra, devido a melhorias de manejo, incorporação de tecnologia e condições climáticas adequadas. A safra do mel acontece entre agosto e janeiro, meses em que são colhidas 70% da produção. O restante é coletado entre fevereiro e abril, quando acontece a safrinha.

Apesar da grande produção, o preço pago ao apicultor catarinense se mantém em alta. O mercado está pagando entre R$ 12 e R$ 13 o quilo do mel no atacado, tanto para o consumo doméstico quanto para exportação. Esse valor é o dobro do pago pelo mel da Argentina e do Uruguai, por exemplo.

Santa Catarina passou a ocupar nessa safra a posição de maior exportador do Brasil e se mantém em terceiro no ranking nacional de produtores. Metade do mel catarinense é exportada e 42% do total produzido tem certificação orgânica.

Link

Compartilhar