Notícias Relacionadas

Newsletter

Sexta, 07 de Abril de 2017 - 13h58

Saída da Secretaria da Pesca do Mapa é criticada

Segundo entidades, aquicultura tem mais afinidade com o Ministério da Agricultura do que com o MDIC

DATAGRO

A mudança da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) foi criticada durante audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, na última quarta-feira (05).

Segundo nota da “Agência Senado”, os críticos da transferência apontaram maior afinidade da secretaria com a pasta da Agricultura. A transferência foi determinada pelo governo no último dia 13 de março, por meio de um decreto.

Para o senador Dalírio Beber (PSDB-SC), que propôs a audiência pública, a mudança é um retrocesso. Ele disse que o ideal é manter a secretaria no Ministério da Agricultura, por uma questão de afinidade com a área. “Aqui no Senado, estamos unidos pela Secretaria de Aquicultura e Pesca, que é muito importante para o País. Entendemos que o Ministério da Agricultura é onde o setor pode encontrar apoio para continuar se desenvolvendo”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, de Santa Catarina, José Jorge Neves Filho, também disse entender que a secretaria tem mais afinidade com o Ministério da Agricultura.

Já o presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Eduardo Akifumi Ono, lembrou que a pesca é considerada um setor primário e a indústria, um setor secundário. Por isso, segundo Eduardo Ono, a secretaria deveria ficar no Ministério da Agricultura.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2017/04/07/saida-da-secretaria-da-pesca-do-mapa-e-criticada.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar