Governo aumenta taxa de importação de borracha natural para socorrer seringueiros
Alta vem atender uma demanda antiga dos seringueiros que sofrem com a concorrência externa e com a queda nos preços internacionais do látex
DATAGRO
A taxa de importação de borracha natural vai aumentar de 4% para 14%. A medida foi anunciada na última semana pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) e terá validade por um ano.
A alta vem atender uma demanda antiga dos seringueiros que sofrem com a concorrência externa e com a queda nos preços internacionais do látex. Cenário que fez muitos produtores deixarem a cultura, erradicando seringais, viveiros e áreas experimentais.
O crescimento da produção dos seringais em alguns países asiáticos e o desaquecimento da economia mundial têm provocado uma super oferta de látex no mercado internacional. Segundo a Associação Brasileira de Produtores e Beneficiadores de Borracha Natural (Abrabor), sem essa medida do governo esse novo ciclo da borracha no Brasil seria interrompido.
Hoje, o Brasil produz cerca de 50% da borracha que consome, com potencial de produzir 100% nos próximos anos. No entanto, segundo a Abrapor, é preciso medidas de incentivo, que dê novas perspectivas para que os produtores voltem a investir no setor.
A resolução da alta na alíquota de importação de borracha natural ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) para entrar efetivamente em vigor.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/10/03/governo-aumenta-taxa-de-importacao-de-borracha-natural-para-socorrer-seringueiros.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176