Segunda, 12 de Setembro de 2016 - 09h54
Banco do Brasil facilita renegociação de dívidas para produtores de arroz
A partir desta segunda-feira, agências irão adotar novos parâmetros após negociações com o setor arrozeiro
Uagro com informações da Assessoria
A partir desta segunda-feira, 12 de setembro, o Banco do Brasil começa a adotar novos parâmetros para as renegociações das dívidas dos produtores de arroz atingidos pelo El Niño na última safra. O banco somente irá exigir o laudo do agrônomo credenciado, substituindo processo extremamente burocrático. A informação foi confirmada após encontros envolvendo dirigentes da instituição financeira com representantes da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e Ministério da Agricultura.
Agora, os produtores que perderam entre 10% e 25% da produção, será necessária uma entrada de 40% do valor do financiamento e parcelamento em três anos. Já para quem perdeu de 26% a 50%, serão 25% de entrada e o restante em quatro anos. E quem perdeu acima de 50% da sua safra, que foi grande parte dos produtores do Rio Grande do Sul, terão parcelamento direto em cinco anos.
De acordo com o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, o Banco do Brasil tomou uma atitude correta, com medidas coerentes com o fluxo de caixa dos produtores que tiveram perdas, lançando normativa com o objetivo de agilizar e tornar menos burocrática as renegociações que estavam até então paralisadas. "Levou algum tempo esta negociação, pois o Banco do Brasil demonstrava-se preciosista acerca de sua responsabilidade para com o dinheiro público. O banco somente executa as políticas de governo, observa.
O dirigente informa que foram realizadas diversas rodadas de conversações com equalizações e ponderações de ambos os lados até que se chegou ao denominador comum. Reforça que o acordo foi feito de forma técnica, visando a preservação do caixa dos produtores atingidos. Entretanto, alerta aos orizicultores em condições de saldar os financiamentos que o façam. "Mais uma vez a Federarroz salienta que o produtor que não precise de renegociação que salde os seus compromissos esse ano, à medida que atualmente os preços são remuneradores. No próximo ano não temos essa certeza", salienta.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/09/12/banco-do-brasil-facilita-renegociacao-de-dividas-para-produtores-de-arroz.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176