Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 08 de Setembro de 2016 - 16h01

Exclusivas uagro

Ministério Público quer suspender uso do benzoato de emamectina

MPF também pediu a suspensão da importação e o recolhimento de agroquímicos à base da substância

DATAGRO

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a anulação do decreto que autoriza o uso de agroquímicos à base benzoato de emamectina para combater a lagarta Helicoverpa Armigera. Proibida no Brasil, a importação da substância foi autorizada em 2013 para atender alguns estados em situação de emergência fitossanitária.  

Benzoato de emamectina é usado no combate à helicoverpa

Além de ferir a legislação brasileira ao permitir a compra de produtos sem registro no país, o Ministério Público argumenta que a substância possui elevada neurotoxicidade podendo causar prejuízos irreversíveis à saúde humana. Por isso a ação pede uma liminar que suspenda a importação bem como o recolhimento dos produtos que estejam no território nacional.

A ação que vais ser apreciada pela Justiça Federal preocupa produtores de soja e algodão, que foram as duas culturas mais afetadas pela lagarta na safra 2013/2014. A Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) comemorou recentemente a aprovação na CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança)  de uma nova variedade  de semente resistente à lagarta, mas não afasta a necessidade de uso combinado do benzoato de emamectina.

Apesar do parecer desfavorável ao uso da substância em 2007, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que os produtos à base de benzoato de emamectina continuam sob avaliação do órgão. 

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/09/08/ministerio-publico-quer-suspender-uso-do-benzoato-de-emamectina.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar