Vazio sanitário do feijão começa em setembro
Implantado em 2014, manejo reduziu o número de pulverizações no campo
Exclusiva Redação Uagro
A partir de 20 setembro começa o vazio sanitário do feijão. Por um período de 30 dias produtores do Distrito Federal, Goiás e do noroeste de Minas Gerais estão impedidos de plantar o grão, evitando assim a presença de plantas vivas na lavoura.
O manejo tem a função de reduzir a população de mosca branca e evitar a proliferação do vírus do mosaico dourado e do mosqueado, doenças transmitidas pelo inseto.
Também é de responsabilidade do produtor rural ou do arrendatário da terra eliminar, por meio químico ou mecânico, plantas voluntárias ou invasoras. A medida é obrigatória e o seu descumprimento acarretará em multa, interdição da propriedade e a destruição do plantio.
Implantado em 2014, o vazio sanitário do feijão surgiu depois sucessivas perdas de produtividade nestas regiões, que vinham inviabilizando o plantio do grão no período de outubro a novembro. Segundo a Embrapa, o manejo tem dado resultado, reduzindo significativamente o número de pulverizações.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/08/31/vazio-sanitario-do-feijao-comeca-em-setembro.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176