Quarta, 01 de Junho de 2016 - 15h51
Projeto busca aumentar produtividade das lavouras de canola no Brasil
Iniciativas tem foco no melhoramento agronômico da canola, potencializando o uso dos recursos do ambiente e de insumos
Uagro com informações da Embrapa
A canola tem ganhado espaço nos cultivos de inverno como alternativa para compor sistemas agrícolas de produção de grãos em diferentes regiões do País. Entretanto, nos últimos dez anos a produtividade média estabilizou em torno de 1500 kg/ha, patamar distante do potencial de rendimento de grãos da cultura (4500 kg/ha), e muito próximo da margem de liquidez econômica, o que coloca em risco a viabilidade econômica da cultura. Desenvolver e indicar soluções técnico-científicas que melhoram o desempenho agronômico da canola, potencializando o uso dos recursos do ambiente e de insumos, é o principal objetivo do projeto de pesquisa desenvolvido pela Embrapa Trigo.
O projeto "Estratégias de manejo associadas a respostas ecofisiológicas da canola em lavouras brasileiras" iniciou neste ano, com previsão de gerar informações e novos conhecimentos até 2020. Liderado pela Embrapa Trigo, o trabalho conta com colaboradores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT-Tangará), Instituto Federal Farroupilha (IFFAR-São Vicente do Sul), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Toledo/PR), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
"Nosso objetivo é gerar informações que subsidiem a tomada de decisão segura pelo produtor rural, através de indicadores para tornar a canola mais eficiente no aproveitamento de recursos do ambiente e na expressão do potencial produtivo da cultura, em distintos locais de cultivo", explica o pesquisador Jorge de Gouvêa, coordenador do projeto.
Clima
Entre as estratégias utilizadas pelos pesquisadores está a aclimatação da canola ao frio extremo visando reduzir os danos causado por geada nas lavouras da Região Sul. "Estudos preliminares mostraram que a aclimatação de plântulas de canola ao frio reduziu de forma significativa os danos causados por geadas resultando em maior área foliar, maior peso de matéria seca e redução da queima de folhas. A aclimatação de plântulas ao frio assegurou a sobrevivência de 100% das plântulas submetidas a duas geadas consecutivas de -4 e -6 °C", conta o pesquisador Genei Dalmago.
Manejo
Identificar o melhor arranjo de plantas e a época de semeadura é outra estratégia do projeto. De acordo com os pesquisadores, em virtude das diferentes cultivares empregadas, épocas de semeadura e de distintos níveis de tecnologia, a utilização de um arranjo de plantas mais ajustado por genótipo e por local pode contribuir para um maior rendimento de grãos.
"Estamos avaliando os componentes envolvidos no rendimento de grãos, já que a modificação no arranjo de plantas, por meio de variações no espaçamento entre linhas ou entre plantas dentro das linhas pode ser uma alternativa para se alcançar maior produtividade de grãos de canola", explica a professora Cleusa Krüger.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/06/01/projeto-busca-aumentar-produtividade-das-lavouras-de-canola-no-brasil.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176