Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 12 de Abril de 2016 - 16h40

Pesquisadores utilizam novos sensores para detectar doenças do trigo

Alvo do trabalho no primeiro momento é o complexo de manchas foliares, que podem comprometer até 40% da produção

Uagro com informações da Embrapa

Cientistas do Brasil e do Reino Unido reuniram-se em um projeto para desenvolver métodos de identificar precocemente doenças no trigo. O trabalho faz parte de convênio entre a Embrapa e o Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC), criado com o objetivo de aproximar as relações de pesquisa entre Brasil e Reino Unido.

Um dos ramos da pesquisa entre os dois países envolverá técnicas de fenotipagem por imagens com uso de sensores (câmeras) de infravermelho para captar sintomas não visíveis que ajudam a identificar precocemente uma doença e distinguir com precisão plantas suscetíveis das mais tolerantes ou resistentes. Outros equipamentos portáteis, como porômetro e espectrômetro, também podem ser aplicados para medir níveis de estresses de plantas infectadas.

O alvo do trabalho no primeiro momento é o complexo de manchas foliares, que podem comprometer até 40% da produção. "O projeto tem como objetivo aplicar as novas técnicas de fenotipagem visando a maior precisão e automação na avaliação de doenças no trigo", explica o pesquisador Flávio Santana, líder do projeto na Embrapa Trigo.

Como primeiro resultado do projeto em parceria, foram caracterizados genótipos parentais de uma população de trigo denominada "MAGIC population" quanto à resistência à mancha-amarela. O interesse em caracterizar tal população é o fato de ser possível encontrar novos genes de resistência à doença.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/04/12/pesquisadores-utilizam-novos-sensores-para-detectar-doencas-do-trigo.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar