Governo de Goiás decide tributar exportação de soja e milho
Competitividade do estado será prejudicada pela nova regra
DATAGRO
O governo de Goiás vai tributar as exportações de soja e milho. A decisão, publicada através do decreto nº 8.548, de 29 de janeiro de 2016, altera o Código Tributário de recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de processamento e comercialização dos grãos.
Segundo a Secretária da Fazenda (Sefaz), o percentual da tributação poderá ser alterado de acordo com circunstâncias econômicas do mercado interno ou externo dos dois produtos. As novas regras ainda serão estabelecidas.
A tributação deixou os produtores indignados. Para eles, o novo imposto pode desestimular as atividades das tradings exportadoras, porque além de aumentar o custo vai promover um desequilíbrio no mercado, com a redução da competitividade das commodities em Goiás.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, o novo tributo é um descaso do governo estadual com o setor, pois já há outros fatores que prejudicam o estado. "Temos rodovias em péssimas condições para o tráfego e escoamento da safra, insegurança na zona rural e infraestrutura elétrica completamente deficitária. Tudo isso já travava o setor agropecuário”, afirma.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/02/15/governo-de-goias-decide-tributar-exportacao-de-soja-e-milho.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176