Espumantes são o destaque do setor vitivinícola em 2015
Vendas cresceram 12% em relação ao resultado apurado no ano anterior
Exclusiva redação Uagro
A venda de espumantes foi o principal destaque do segmento de produtos vitivinícolas gaúchos em 2015, com um crescimento de 12% [aproximadamente 18,7 milhões de litros] frente o resultado apurado no ano anterior.
Os números são do balanço anual do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que contempla ainda a comercialização de vinhos, sucos, vinagres, entre outros derivados da uva.
Relativos ao Rio Grande do Sul, estes dados são os mais relevantes do setor vitivinícola nacional porque o Estado representa cerca de 90% da produção brasileira.
De acordo com o levantamento do Ibravin, as vendas gerais de produtos derivados da uva e do vinho apresentaram, em 2015, crescimento de 6,9% em volume na comparação com 2014.
Na categoria dos vinhos finos, o avanço nas vendas, em 2015, foi de 2,6% [aproximadamente 19,7 milhões de litros] em relação ao ano anterior. Por sua vez, o Ibravin apurou estabilidade na comercialização dos vinhos de mesa em 2015, com um avanço marginal de 0,7% [207,6 milhões de litros] no tocante a 2014.
O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, adianta, contudo, que o resultado de 2015 não deve se repetir neste ano em função do aumento dos custos de produção, da redução no volume da safra e das mudanças na tributação, com o aumento do IPI e do ICMS.
"O cenário é preocupante porque todos esses fatores encarecem os produtos no ponto de venda. Isso, aliado à diminuição do poder de compra do consumidor devido ao momento de retração na economia, faz com que tenhamos uma perspectiva de diminuição nas vendas neste ano", prevê.
Nas exportações, o resultado em valor de 2015 foi de US$ 4 milhões, dentro da média histórica do setor.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/02/11/espumantes-sao-o-destaque-do-setor-vitivinicola-em-2015.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176