Quarta, 10 de Fevereiro de 2016 - 14h54
Preço dos alimentos registra maior queda desde 2009
Alta do dólar e diferença entre oferta e demanda de alguns produtos analisados pela FAO são os responsáveis pelos índices baixos nos valores
DATAGRO
O Índice de Preços dos Alimentos, calculado pela Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), atingiu 150,4 pontos em janeiro, queda de 16% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse também é o menor patamar obtido desde 2009.
Segundo dados da agência, a alta do dólar e a diferença entre oferta e demanda de alguns produtos analisados pela FAO são os responsáveis pelos índices baixos nos valores.
Dentre os itens analisados, a maior queda em janeiro foi registrada entre os açúcares, com redução de 4,1%, porque as condições da safra no Brasil, o maior produtor mundial, foram melhores do que o esperado. Fornecimento elevado de derivados de leite na Nova Zelândia e na União Europeia fizeram o grupo dos laticínios ter queda de preços em 3%. Pelo mesmo motivo e em razão de grande competição entre os exportadores, os cereais ficaram 1,7% mais baratos. Os valores dos óleos vegetais caíram 1,7% porque o preço do óleo de soja se retraiu e o preço das carnes caiu 1,1% em razão de um recuo generalizado, com exceção apenas para a carne de porco.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/outros/2016/02/10/preco-dos-alimentos-registra-maior-queda-desde-2009.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176