Notícias Relacionadas

Newsletter

Quinta, 09 de Fevereiro de 2023 - 09h37

Infestação da praga da cigarrinha nas lavouras de milho aumenta mais de 177% em dois anos, aponta relatório do Sindiveg

Inseto é vetor de doenças, que prejudicam desenvolvimento da cultura, impactando na produtividade e qualidade dos grãos

DATAGRO

De acordo com pesquisa exclusiva encomendada à Kynetec Brasil pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal (Sindiveg), que reúne as principais empresas de defensivos agrícolas no Brasil, a praga conhecida como Cigarrinha-do-milho cresceu 177% nos últimos dois anos. Ela foi responsável por perdas significativas de safras anteriores, prejudicando o desenvolvimento das espigas, resultando na doença conhecida como Complexo dos Enfezamentos.

Para Júlio Borges Garcia, presidente do Sindiveg, mesmo neste cenário tão desafiador as tecnologias de proteção de cultivos foram fundamentais para que os produtores agrícolas pudessem manter o alto nível de produtividade. “Os defensivos agrícolas permitem que as plantas cresçam e deem frutos, ao protegê-las do ataque e da proliferação de fungos, bactérias, ácaros, vírus, plantas daninhas, nematóides e insetos considerados pragas ou causadoras de doenças, garantindo alimento saudável à mesa da população”, explica.

O combate a pragas é um dos maiores desafios da agricultura no Brasil, por ser um país tropical (quente e úmido) e um dos únicos a ter mais de uma safra anual. “Além de controlar plantas invasoras, protegem os cultivos e contribuem para o aumento da produtividade com eficiência e segurança dentro de todos os padrões científicos avaliados”, completa Garcia.

No ano passado houve um aumento de 7,3% na área tratada com defensivos agrícolas, que passou de 1,879 milhões de hectares (2021) para 2,016 milhões (2022). Vale lembrar que o conceito de área tratada total (PAT) é o resultado da multiplicação da área cultivada em hectares pelo número de aplicações de defensivos e, ainda, pelo número de produtos formulados em cada uma das aplicações.

“Além da cigarrinha-do-milho, a ferrugem e percevejo (soja), mosca-branca e bicudo (algodão), e mofo branco (feijão) também destacaram-se como os principais inimigos da produtividade na agricultura”, aponta Garcia.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/milho/2023/02/09/infestacao-da-praga-da-cigarrinha-nas-lavouras-de-milho-aumenta-mais-de-177-em-dois-anos-aponta-relatorio-do-sindiveg.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar