Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 24 de Maio de 2022 - 15h59

Milho: safra paulista 2021/22 deve crescer 64%

Produção total tem potencial para chegar a 2,6 milhões de toneladas

DATAGRO

Nas festas juninas, o milho é sempre um dos protagonistas. Pipoca, pamonha, curau, canjica, polenta, cuscuz e milho cozido são alguns dos produtos típicos dessas comemorações.  Hoje, quando comemoramos o “Dia do Milho”, o grão merece destaque também por seu papel fundamental para as produções de aves e suínos paulista. 

Neste ano de 2022, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), da secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), prevê uma safra 2021/22 no Estado 64% maior que a safra de 2020/21, alcançando 2,6 milhões de toneladas, caso as condições climáticas se mantenham. 

Mesmo com a expectativa de aumento de produção, a quantidade produzida ainda é insuficiente para alimentar o rebanho suíno e de avicultura que, juntos, consomem 9 milhões de toneladas de grãos. 

Para vencer o desafio de ser autossuficiente na produção de milho, a SAA tem investido em modelos de Sistema Integrado de Produção (ILP) que permite que lavouras de grãos e a de pastagem para a pecuária possam ocupar o mesmo espaço geográfico e serem bons parceiros para o solo.  

Atualmente, o Estado possui 1,3 milhões de hectares de pastagem com algum nível de produção de Sistemas Integrados e o Estado pretende, por meio de investimentos e parcerias, ampliar para 2,3 milhões de até 2030.  

A SAA tem papel fundamental também em outro projeto de expansão da produção de milho, o Milho+ SP, que visa ampliar a produção do grão no estado de São Paulo para 11 milhões de toneladas até 2030 por meio do fomento à adoção de tecnologias em pequenas propriedades para o aumento da produção do milho por grandes empresas do agronegócio instaladas no Estado. A iniciativa pretende impactar 100 mil agricultores, em 1 milhão de hectares. 

Com o intuito de dar acesso a crédito ao produtor, o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) da SAA disponibiliza linhas de crédito assistido de até R$ 300 mil que podem ser pagos em até 96 meses, com carência de 24 meses, e juros de 3% ao ano quando o produtor integra grãos em sua produção.  

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/milho/2022/05/24/milho-safra-paulista-2021-22-deve-crescer-64.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar