Quarta, 28 de Agosto de 2024 - 08h41
DATAGRO Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão: choque global de oferta vai continuar pressionando preços dos grãos
Combinação de uma sequência de safras cheias e estoques elevados vem dando fundamento a este cenário
DATAGRO
Com a projeção de uma conjuntura de preços conservadores para os grãos, em particular para a soja, ao menos até o primeiro semestre do ano que vem, a busca por um diferencial na renda do produtor rural no ciclo 2024/25 terá que vir dos ganhos de produtividade. Foi o que destacou o economista e líder de pesquisa da DATAGRO Grãos, Flávio Roberto de França Júnior, nesta terça-feira (27), em Cuiabá (MT), durante o primeiro dia da 5ª edição do DATAGRO Abertura de Safra Soja, Milho e Algodão. Organizado pela DATAGRO, o evento acontece até esta quarta-feira (28).
De acordo com França Júnior, as cotações das commodities estão acomodadas, sobretudo devido a um choque global de oferta. "A combinação de uma sequência de safras cheias e estoques elevados vem dando fundamento a este cenário." Segundo ele, este quadro deve continuar, com a previsão de uma produção norte-americana alta nesta temporada 2024/25.
Em sua exposição, França Júnior apresentou estimativas preliminares para o próximo ciclo, com base em análise da DATAGRO a partir de dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).
A produção mundial de soja, por exemplo, tem potencial para chegar a 428,7 milhões de toneladas, avanço de 9%. Já a safra brasileira é projetada em 169 milhões de toneladas [+10%], enquanto que a dos EUA também deve crescer 10% para 124 milhões de toneladas.
No que diz respeito ao milho, a expectativa é que a produção mundial, depois de crescer para 1,220 bilhão em 2023/24, diminua para cerca de 1,219 bilhão na temporada 2024/25. Já a safra brasileira é prevista em 127 milhões de toneladas [+4%]. Nos Estados Unidos, a estimativa para o ciclo 2024/25 é de 384,7 milhões de toneladas, volume praticamente estável no comparativo com o ciclo anterior.
:: Algodão
No mesmo painel, o diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abraoa), Marcelo Duarte, apresentou um panorama da cadeia produtiva do algodão brasileiro. Hoje, com base em dados do USDA e tendo como referência a safra 2023/24, o Brasil assumiu o posto de maior exportador mundial [2,7 milhões de toneladas] e de 3o. maior produtor [3,7 milhões de toneladas].
Duarte ressaltou, ainda, que mais de 90% da produção nacional conta com certificação sustentável de amplitude internacional. "O Brasil é o único grande player que tem potencial para aumentar a oferta de modo sustentável e a preços competitivos."
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/graos/2024/08/28/datagro-abertura-de-safra-soja-milho-e-algodao-choque-global-de-oferta-vai-continuar-pressionando-precos-dos-graos.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176