Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 19 de Novembro de 2024 - 15h55

Produção mundial de café atinge 169,2 milhões de sacas no acumulado de doze meses até setembro

Do total, 56,6% foram da espécie arábica e 43,4% da variedade robusta+conilon

DATAGRO

A produção total de café, em nível mundial, incluindo as espécies de Coffea canephora (robusta + conilon) e Coffea arabica (arábica), no período acumulado de doze meses, no caso específico, de outubro de 2023 a setembro de 2024, atingiu o equivalente a 169,2 milhões de sacas de 60kg.

Desse total mundial, 73,5 milhões de sacas são da espécie C. canephora, volume físico que corresponde a 43,4% da produção global, e, em complemento, como a produção de C. arabica foi calculada em 95,7 milhões de sacas, tal volume equivale a 56,6% do total produzido no mundo no período em foco.

Neste contexto, o Vietnã, país que vem se consolidando há vários anos como o maior produtor mundial de C. canephora, teve a sua respectiva produção cafeeira majoritariamente dessa espécie, a qual equivale a 38,1% da mundial, pois o volume físico, correspondente a sacas de 60kg, colhido foi de 28 milhões de sacas. E, quanto à produção de C. arabica, a safra vietnamita atingiu apenas 1,1 milhão de sacas, o que permitiu ao país asiático ter uma produção total de aproximadamente 29,1 milhões de sacas de 60kg, no período objeto desta análise e divulgação.

Na sequência, se desponta o Brasil, que, a propósito de ser historicamente o maior produtor mundial de café, somando obviamente as safras das duas espécies cultivadas, as quais, em média, correspondem a um terço da safra do Planeta. Especificamente em relação à produção brasileira de C. canephora, que foi de 15,2 milhões de sacas de 60kg, volume que equivale a 54,3% da produção vietnamita, e, em menor escala, a 20,6% do total da safra mundial dessa espécie no período em análise.

Convém esclarecer que os dados e análises deste estudo da produção dos cafés das duas espécies (C. arabica e C. canephora), tanto do panorama interno como do externo, foram obtidos do Sumário Executivo do Café Novembro-2024, o qual é publicado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa.

E, ainda, que tal documento também está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café. Vale esclarecer adicionalmente que, conforme consta do referido Sumário, a espécie de C. canephora é citada no documento como sendo simplesmente café “robusta”. Adicionalmente, também vale salientar que a safra mundial de café para a Organização Internacional do Café – OIC, no qual se baseia o Sumário Executivo, compreende o período de outubro a setembro.

Com relação exclusivamente à produção de C. canephora do Brasil, no período de outubro de 2023 a setembro de 2024, conforme também consta do Sumário Executivo, os cinco maiores estados da Federação produtores dessa espécie foram, em ordem decrescente: Espírito Santo, na primeira colocação com 9,96 milhões de sacas de 60kg, que equivalem a aproximadamente 65,5% da produção nacional. Na segunda posição, vem Rondônia, com 2,54 milhões de sacas, volume físico que corresponde a 16,7% dos Cafés do Brasil dessa espécie.

Na terceira posição desse ranking, destaca-se o estado da Bahia, com 1,98 milhões de sacas, safra que corresponde a 13%. Minas Gerais figura na quarta posição com 372 mil sacas (em torno de 2,4%), e, por fim, em quinto colocado o estado de Mato Grosso, cuja produção de café robusta para a safra 2023-2024 foi calculada em 270,9 mil sacas, o que corresponde a 1,8% da produção dessa espécie. Demais estados produtores de cafés canéfora completam 100%.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/cafe/2024/11/19/producao-mundial-de-cafe-atinge-169-2-milhoes-de-sacas-no-acumulado-de-doze-meses-ate-setembro.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar