Notícias Relacionadas

Newsletter

Terça, 28 de Janeiro de 2025 - 12h59

Algodão: atraso no plantio devido às chuvas preocupa produtores em Mato Grosso

Segundo a Ampa, 30 municípios no estado decretaram emergência devido às condições climáticas

DATAGRO

Com as fortes chuvas que atingiram Mato Grosso nas últimas semanas, a preocupação com o atraso no plantio do algodão se intensificou entre os produtores, o que aumenta os desafios do setor para cumprir os prazos da semeadura da safra 2024/2025. No estado, 30 municípios já decretaram emergência devido aos prejuízos causados pelas tempestades.

Segundo o último boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura do algodão até 24 de janeiro seguia abaixo do esperado. Apenas 28,57% da área projetada foi semeada, o que representa uma queda de 48,48% em comparação com o mesmo período da safra passada.

"Esse atraso preocupa, pois o ciclo do algodão é sensível a fatores climáticos, e qualquer alteração no cronograma de plantio pode afetar a produtividade da colheita", afirma o presidente da Associação Mato-Grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Orcival Guimarães.

Maior produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso tem enfrentado diversos alertas de chuvas fortes. E essa cultura depende diretamente da colheita da soja para o seu plantio. De acordo com o Imea, menos de 5% da área plantada do grão já foi colhida, acumulando prejuízos no campo.

"Atualmente, os produtores vivem a incerteza sobre o total da área de algodão que será plantada, já que a semeadura não será realizada dentro da janela ideal por causa da chuva. O aumento de tempo para a colheita da soja já representa um impacto imenso, não só para o algodão, como também para o milho", avalia o presidente da AMPA.

"Esse atraso pode afetar tanto a rentabilidade dos produtores quanto a oferta de pluma de algodão para a indústria têxtil, que depende de uma produção estável e previsível. A expectativa agora é que as condições climáticas melhorem e que os produtores consigam recuperar o tempo perdido", enfatiza Orcival.

:: Produção de algodão

Na safra de 2023/2024, Mato Grosso se consolidou como o maior produtor do país de algodão, com uma área de 1,4 milhão de hectares plantados, o que representa 72% da produção brasileira.

Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/algodao/2025/01/28/algodao-atraso-no-plantio-devido-as-chuvas-preocupa-produtores-em-mato-grosso.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar