Segunda, 18 de Setembro de 2023 - 16h13
CRT aprova antecipação da semeadura do algodão de sequeiro safra 2023/24
Comissão buscou adequar o calendário agrícola e as recomendações fitossanitárias aos possíveis impactos climáticos do El Niño para o próximo ciclo
DATAGRO
Em reunião da Comissão Técnica Regional do Algodão (CTR do Algodão), realizada na última sexta-feira (15), foi aprovado por unanimidade a antecipação da semeadura do algodão de sequeiro safra 2023-2024 para o intervalo entre 11 de novembro a 31 de dezembro deste ano. Com isso, o período do vazio sanitário da próxima temporada também será adiantado, ficando agendado para o dia 10 de setembro.
Nas áreas irrigadas, a data para finalização da semeadura permanece sendo o dia 10 de fevereiro. A definição da data acontece pela Portaria 201, de setembro de 2019, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), como medida de controle do bicudo-do-algodoeiro, a praga mais representativa da cotonicultura brasileira.
“A reunião foi produtiva e buscou o equilíbrio entre a responsabilidade fitossanitária e a produção, adaptando as realidades regionais e climáticas”, disse Luiz Carlos Bergamaschio, presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).O encontro foi agendado para discussão, análise e recomendação das demandas dos produtores de algodão do estado da Bahia. O objetivo foi adequar o calendário agrícola e as recomendações fitossanitárias aos possíveis impactos climáticos do El Niño para o próximo ciclo.
Para Robson Luiz da Silva, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem), as discussões ajudam na flexibilização das datas de início de semeadura e vazio sanitário. “As condições climáticas determinam o plantio. Só por meio de uma discussão que envolva produtores e governantes, vamos conseguir chegar a uma data para a semeadura, porque não adianta fixar número de vazio sanitário. Ele veio para amenizar os problemas fitossanitários. Porém, está envolvido juntamente com a condição climática. Se plantamos fora de época, não teremos retorno nenhum de produção. Por isso, essa reunião é tão importante”, disse.
O presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, que também é produtor, explicou que a estratégia é muito importante para o sucesso da próxima safra. “A antecipação do plantio foi uma decisão acertada e o trabalho com a genética precoce vai diminuir os riscos que podem ser ocasionados pelo clima, e favorecer para que tenhamos uma safra boa no próximo ciclo.”
:: Destruição de sequeiras
Ao todo, cinco pautas foram discutidas na reunião. Entre elas, a solicitação de alguns produtores para prorrogação de prazo para colheita e destruição das soqueiras, em função das chuvas das últimas semanas, que chegaram a 70 milímetros em um dia, em algumas regiões do interior baiano. Diante das alegações, ficou concedido o prazo de 10 dias, mediante solicitação em ofício encaminhada para Abapa e Adab.
A manutenção da região de Correntina igual às regiões de Campo Grande e Cascudeiro, conforme safra 2022/2023, foi mantida – a portaria 079/2022 será reeditada, e ficou aprovada a disponibilização, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Abab), do cadastro das áreas produtoras de algodão para a Abapa. Já a manutenção da soqueira de segundo ciclo sem roçagem na região Sudoeste do Estado foi retirada da pauta, para ser tratada em pauta exclusivamente naquela região.
A CTR do Algodão é composta por 10 órgãos públicos e privados. Na ocasião, também participaram da reunião: Marcos Vinícios Videira de Santana e Nailton Sousa Almeida (Adab); Afonso Lucio Gomes Estrela de Freitas (Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária -SFA-BA/Mapa); Paulo Almeida Schmidt (Abapa); Gustavo Prado (Abapa); Nilson Gonçalves Vicente (Fundação Bahia); Eneas Porto (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia - Aiba); Antonio Carlos Araújo (Abapa); o pesquisador Fabiano Perina (Embrapa), entre outros.
Link
Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/algodao/2023/09/18/crt-aprova-antecipacao-da-semeadura-do-algodao-de-sequeiro-safra-2023-24.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176