Notícias Relacionadas

Newsletter

Quarta, 09 de Dezembro de 2020 - 10h10

Atrasos na implantação das lavouras de soja comprimem janela de plantio para o algodão, alerta Abrapa

Maior preocupação é para o Mato Grosso, onde a pluma é plantada simultaneamente à colheita da oleaginosa

DATAGRO

"Os efeitos da pandemia na cotonicultura brasileira serão mais sentidos na próxima safra, que começa a ser plantada em dezembro", disse, nesta terça-feira (08), o presidente da Abrapa, Milton Garbugio, que está encerrando sua gestão à frente da entidade, sendo substituído por Júlio Cézar Busato. "Nossas lavouras já estavam instaladas e a cultura, em desenvolvimento, não havendo consequências para a atividade produtiva no período", ressaltou Garbugio. 

De acordo com o dirigente, após a colheita, os efeitos da covid-19 ficaram mais claros, principalmente, no escoamento da safra para o mercado externo. "Isso porque a queda no consumo no ponto de venda, em todo o mundo, teve impacto na indústria internacional, majoritariamente concentrada na Ásia. Houve casos de grandes marcas quebrando contratos com as indústrias, e, muitas destas, postergando a compra de insumos como o algodão. Por conta disso, os embarques foram alongados, o que, em uma situação de super safra, gera estoques de passagem maiores deste para o próximo ano. Ainda assim, batemos vários recordes de exportação.

Segundo Garbugio, dos quase três milhões de toneladas produzidos, em torno de 550 mil toneladas ficam no País para abastecer a indústria nacional, e o restante é exportado. O país plantou 1,6 milhão de hectares de algodão, na safra 2019/20, com produtividade de 1,8 mil quilos de pluma por hectare.

:: Perspectivas 2021

Os números para a safra 2020/21 ainda são preliminares, mas estarão consolidados na próxima reunião da Câmara Setorial do Algodão e Derivados, no próximo dia 16 de dezembro. O atraso nas chuvas no início da safra de soja, principalmente, no estado do Mato Grosso, é um fator de preocupação. 

"Isso porque 90% do algodão no Mato Grosso é de segunda safra. Ele é plantado simultaneamente à colheita da soja. O atraso no plantio da oleaginosa comprime a janela do algodão Mato Grosso. Apesar desse déficit de chuva no começo do ciclo, as previsões para este ano são de clima favorável, durante o desenvolvimento das lavouras, para a região Centro Norte do Brasil e ainda duvidosas para a Centro Sul, pela influência do fenômeno meteorológico la Niña", salientou Garbugio.


Link


Warning: file_get_contents(http://uag.ro/api/addurl/?f=http://www.uagro.com.br/editorias/agricultura/algodao/2020/12/09/atrasos-na-implantacao-das-lavouras-de-soja-comprimem-janela-de-plantio-para-o-algodao-alerta-abrapa.html) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/storage/b/bb/56/uagro/source/templates/noticias/leitura.tpl.php on line 176

Compartilhar